quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Experimenta Brasil























A grande revista de Design e Arquitetura espanhola Experimenta soltou essa edição especial sobre o Design brazuca. E o mais bacana é que, pra quem não pode comprar a edição impressa, eles liberam o PDF completo. Quer pegar? Clique aqui. Olha que vale.

imagem - divulgação

Bú!



Uma mesa em homenagem ao Dia das Bruxas. A impressão é que ela está flutuando, coberta por uma toalha...que medo...



Mais uma divertida criação de John Brauer para a Essey Design

fotos: divulgação

Tudo amassado



Se o papel é amassado, porque a lixeira não pode ser também? A simpática "Bin Bin" é uma criação do designer John Brauer para a Essey Studio (Dinamarca).

Ah, e de quebra levou o prêmio de melhor design no GOOD DESIGN AWARDS 2005 no Japão.



À venda na NOmadeDesign

foto: divulgação

Copo plástico... de cerâmica
























Uma das coisas mais bacanas que vi nesses dias. Por 8 dolletas na Urban Outfitters.


foto - divulgação

Pregador-morcego





















Sempre achei o Halloween uma coisa tremendamente idiota, mas isso eu achei engraçado: seriam pregadores para a capa do Batman? Coisa de Yegor Zhgun, do Art.Lebedev Studio. São os pregadores Vespertilium.



















fotos - divulgação
ouvindo "Come away with me", som absurdamente duca do Incognito.

Canecas Pantone






















Ontem mesmo eu falava sobre a camiseta CMYK. Depois, falei de canecas. Eis que nossa leitora Paloma Perez me manda essa: a caneca Pantone!

A W2 vende esse kit com 10 canecas, nas cores: vermelho 186C, rosa 239C, azul royal 286C, verde-limão 388C, azul claro 549C, lilas 2583C, verde-oliva 5757C, preto 4C, laranja 012C e Process Yellow C. Ah, eles dizem que a rosa não pode ir para a lava-louças.

Eles têm também kits de canecas para chá e xícaras de café - tudo devidamente na escala.

Notícia ruim ficou pro fim: eles só vendem lá pra Inglaterra. Por £72.00 o kit.

foto - divulgação
Valeu, Paloma!

Ouvindo "Take me higher", Diana Ross.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Outdoor interativo


clique na imagem para ampliar

Grand Prix no Clio Awards 2007 - categoria Billboard. Criação da Leo Burnett/Chicago para o McDonald´s. Particularmente não curto muito o Mc, mas esse outdoor é genial!

Veja os dois lados da história


Ouro no Clio Awards 2007 - categoria design. Criação da agência BBDO/NY para o lançamento do canal BBC World nos EUA.

Dói de tão criativo!

Cubo Mágico Multifuncional



Este pufe pode ser um belo prêmio de consolação para aqueles que nunca conseguiram solucionar um cubo mágico (eu inclusa). Criação do designer italiano Donato Nappo e à venda na NOmadeDESIGN (vale a pena conferir este site), o cubo multifuncional (pufe, apoio para revistas, jornais, etc...), deixa qualquer ambiente mais divertido e estiloso.


fotos - divulgação

Caneca-lixo


















Mais uma criação de Larry Lopez: trash-can mug.


foto - divulgação
via
designboom

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Caneca-zoreba













Ear-mug, do mexicano Larry Lopez, aluno do curso on-line de cerâmica do Design Boom.










fotos - divulgação
tá lá no designboom

K-7 Drive



Agora a dupla retrô-modernetes se personificou de vez! O pen drive de 1 GB ganhou corpo da velha e saudosa fita K-7 e leva o nome de Mixa. E ainda dá pra personalizar com stickers e tudo mais.
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foto - divulgação

CMYK t-shirt
























Agora falta encontrar a calça RGB e a jaqueta Pantone. Essa é da Street Files.

foto - divulgação

Para todas as cabeças











Este boné tem uma das modelagens mais bacanas que já vi. O NyCap é feito com feltro e produzido em peça única (single piece), o que lhe confere caimento e design autênticos.

Mas tudo isso tem seu preço: 80 doletas. A venda aqui.
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via
swissmiss
foto - divulgação

domingo, 28 de outubro de 2007

Ford T, modelo 2008

















Ano que vem o lendário Ford T (o carro que inaugurou o que conhecemos hoje como Linha de Montagem) vai celebrar seu centenário. Aproveitando isso, o designer industrial David Beasley criou uma nova interpretação do carrinho.

Segundo ele, o novo modelo seria inspirado na arquitetura moderna e proposto em 3 carrocerias: perua, pick-up e coupé. Mais ou menos como era no início do século.






























imagens - David Beadley

Deixe sua marca







Esse é o sofá dos sonhos de todo designer - e de toda criança que adora fazer seus rabiscos, como eu mesma fiz quando tinha 3 anos, no sofá de couro branco novinho que tinha em casa...foi a catástrofe...ainda mais com caneta bic que não sai de jeito nenhum!
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Imagine só: você todo jogado/a no sofazão da sala, eis que surge uma idéia luminosa para aquele trabalho "encaroçado" e tcharam...é só "rafear" no sofá com as unhas mesmo! Se precisar apagar tudo, é só passar ferro e os desenhos desaparecem. Design de Teruhiro Yanagihara.

Minha mãe com certeza teria comprado essa maravilha a 25 anos atrás...
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fotos: divulgação

sábado, 27 de outubro de 2007

Erupção de cores










Hipnotizante as obras de Jen Stark , escultor de papéis. Transformações de formas simples em padrões complexos, cores básicas em viagens psicodélicas.
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Fotos: Harlan Erskine

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Um rodar iluminado









Essa é pros night-bikers: pneus reflexivos da Sweetskinz. O mais bacana é que, além de refletirem luz, eles são estilosos, com estampas inspiradas em grafites - além da "Rattleback", uma divertida estampa de cobra.

É o estilo a serviço da segurança.











fotos - divulgação

Série Olhos



Isso é que é ilustração! Criação de Marion Bolognesi




via graphic exchange

Clássico nacional: a poltrona Mole















Em 1955, o arquiteto Sergio Rodrigues inaugurou a Oca, misto de loja e galeria de arte em Ipanema. Lá, vendia alguns móveis de sua autoria, e outros vindos de empresas paulistas.

Em 1957, o fotógrafo Otto Stupakoff lhe pediu uma poltrona onde pudesse se esparramar como um sultão. E assim Sergio criou a Mole. Com estrutura de jacarandá, percintas de couro e fartos almofadões. Mas o resultado saiu caro demais, e Otto desistiu da compra.




















A poltrona ficou amargando quase um ano dentro da loja, até que começou, aos poucos, a vender. A coisa começaria a virar quando o governador Carlos Lacerda sugeriu que Sergio inscrevesse a Mole no Concurso internacional do Móvel, em Cantu, Itália. Ganhou o primeiro prêmio entre 438 candidatos. E também o convite da empresa italiana Isa de fabricá-la na Europa (com o nome de Sheriff).

Hoje a poltrona Mole tem status de clássico internacional, fazendo parte, por exemplo, do acervo fixo do MoMA (Museum of Modern Art, New York).
















Sergio Rodrigues esparrama-se em sua criação.



fotos - divulgação

fonte - Design Brasil Volume 2 - Editora Abril

Ouvindo "I Feel For You", da diva Chaka Khan. Um clássico por 4 motivos: tem a voz única de Chaka; é de autoria do Prince; foi um dos primeiros sons que misturaram rap com soul (Grandmaster Melle Mel); tem o Stevie Wonder tocando sua harmônica. Quer mais?

Skate Art

















Decks de skate bacaníssimos de Michael Perry (de NY) para a Zoo York.

Mais uma do "The Hype BR" do Lucas.

Ouvindo a deliciosa "Do I Do", do mestre incomparável Stevie Wonder (e a participação "simplinha" de Dizzy Gillespie). Essa é de largar o computador e sair dançando pela casa.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Mini Kangoo















Renault Kangoo Express Compact. Pensado para trajetos urbanos.
Quando o Collecta se tornar uma grande corporação de Design, esse vai ser o nosso veículo de entregas.

















foto - divulgação

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

"The Boss": Yusaku Kamekura

Yusaku Kamekura, um dos maiores representantes do Design Gráfico japonês, nasceu na província de Niigata em 1915, e formou-se no Institute of New Architecture and Industrial Arts de Tóquio (uma escola que difundia as teorias da Bauhaus no Japão) em 1935. Durante aproximadamente 10 anos, trabalhou no estúdio Nippon Design Center Inc como diretor de arte em diversas publicações, como as revista "Nippon" e o "Commerce Japan". Tornou-se diretor de lá em 1960, mas pouco depois (em 1962) preferiu seguir a carreira como freelancer.

Suas influências foram Bauhaus, Construtivismo, os posters Art Deco de A. M. Cassandre. Sua produção era bem diversificada - logos, embalagens, programações visuais para livros e revistas. Mas suas obras mais memoráveis foram os cartazes.
















Ele sabia usar cores, elementos gráficos diversos e fotografia. Sem exageros, mas com impacto. Exemplo disso são os cartazes para as Olimpíadas de Tóquio de 1964, nos quais podemos perceber claramente ação, força e dinamismo. Era a primeira vez que utilizava-se fotografia em peças Olímpicas. Nos pictogramas, Kamekura trabalhou com Masaru Katsumie, criando tensão dramática em formas básicas, expressando performance de forma simples e direta. E sem utilizar-se de palavras (facilitando a compreensão em todas as línguas dos países presentes nas competições). Por toda essa campanha, ele ganhou um prêmio do Ministério da Educação japonês.


























Seu estilo era caracterizado por um forte senso linear e geométrico. Bom exemplo disso é a série de cartazes para a Expo´70, em Osaka.
























Após sua morte em 1997, a Japan Graphic Designers Association homenageou Kamekura (em 1999) com a criação de um prêmio de design que leva seu nome. O prêmio Yusaku Kamekura é oferecido anualmente ao designer que produz o trabalho mais notável, independentemente de idade, nacionalidade ou tempo de carreira.










































Kamekura passou por vários aspectos do Design. Propaganda, livros, embalagens, cartazes. Contribuiu para reconstruir o orgulho nacional de sua pátria no pós-guerra, e a estabeleceu como um dos principais centros de Design no mundo. Por tudo isso, ganhou apelido mais que merecido: "The Boss".


imagens - divulgação
fontes - Japan Foundation , Art and Culture e DNP.

Post feito ao som de "That´s the way of the world" (Earth, Wind & Fire), "Common Ends" (The Rebirth) e um festival de sons do Brand New Heavies.