sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Zen
















Para relaxar e contemplar: esse é o banco Zen, de Aidan Olive. Feito de cedro, custa $115.00 (lá nos EUA).































fotos - divulgação

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Romi-Isetta pode voltar
















E pela mão da BMW (a criadora do modelo original, pra quem não sabe). Isso ainda é estudo, mas a marca alemã realmente está pensando no modelo, para posicioná-lo abaixo do MINI (que também é marca da BMW) e concorrer com o novo Fiat 500 e o Smart ForTwo. Isso é coisa pra 2010.

E outra: o pequenino (que terá portas convencionais, não a adorável e perigosa porta na dianteira) será o modelo mais "limpo" da marca - eles prometem um motor com pouca liberação de CO2.

imagem - autoexpress

Reinventando o Grafite





Uma das maiores revoluções no planeta spray, começou há pouco tempo, no começo de 2006, pelos nova-iorquinos. E o mais irônico é que veio pelas mãos de não-grafiteiros. James Powderly (especialista em robótica) e Evan Roth (programador e web-designer) criaram o Graffiti Research Lab , com o objetivo de produzir "ferramentas de comunicação urbana".





Misturaram o princípio básico do grafite - intervir no espaço urbano - com a tecnologia. Assim, os dois descobriram uma maneira de "pichar" em grande escala, fachadas de prédios, pontes e também muros com lasers e projeções com alcance de 100m de distância/altura.

As duas diferenças básicas é que o "picho" eletrônico não é permanente e precisa de platéia enquanto é feito, caso contrário perde totamente o sentido.

Metro no Metro

O objetivo da dupla não é substituir o grafite "convencional", mas sim, oferecer a experiência a quem nunca colocaria as mãos numa lata de spray. Além disso, é instantâneo, higiênico e não termina em perseguição policial.




Para quem quiser experimentar a sensação de grafitar, os caras oferecem tutorais no estilo "faça você mesmo" no próprio site do GRL.
a
fotos: urban_data e graffitiresearchlab
fonte: Jornal Folha de SP

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Tamarindo Concept


Pra uma boa dose de cachaça. Pintado pelo artista plástico Boleta

Dentro de uma tendência mundial cada vez mais forte, a mais de 2 anos, a Tamarindo Concept (idealizados pelos publicitários Lúcia Oliveira e June Talavera) traz temas urbanos e espontâneos pro seu trabalho, que se manifestam através dos desenhos estampados em seus produtos.

Baleiro Fusca

Baleiro Kombi Tijuana

Temas tirados de grafites, colagens, pichações, adesivos e letreiros fazem parte dos cenários das cidades trazem para os objetos de uso cotidiano a arte livre do artista de rua.

Conjunto Sake Gotas


Cinzeiro assinado pelo artista e ilustrador Visca



Dupla Pelados (pra um brinde "chega mais...")

"Arte sem discriminação
Arte espontânea
Arte fora do circuito da arte
Arte aplicada"
- Tamarindo Concept

fotos: divulgação

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Cerveja livre na Galeria Vermelho!













Poizé, abriram o código da cerveja. A partir dessa quarta (28), a Galeria Vermelho (Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis - São Paulo) dá início à exposição Free Beer, do coletivo dinamarquês Superflex, formado em 1993 pelos artistas Bjørnstjerne Reuter Christiansen, Jakob Fenger e Rasmus Nielsen.

O nome do projeto, concebido em colaboração com estudantes da Universidade de Copenhague, foi extraído de uma frase do guru do Software Livre, o norte-americano Richard Stallman: "Free as in free speech, not as in free beer". Está associada à idéia do software livre, como liberdade de expressão aplicada a um produto real.

A receita da Free Beer é mostrada no rótulo do produto, para que qualquer pessoa possa copiá-la e produzi-la - e, se quiser, agregar novos ingredientes à receita original.

Por aí vemos que o verdadeiro objetivo do coletivo Superflex é a crítica ao capitalismo, utilizando a arte como meio para isso.

A expo vai até 22/12. Clique aqui para ver Gilberto Gil apresentando o projeto (e provando a cerveja).








































fotos - divulgação

Calendário Pentagram 2008
















O calendário da Pentagram para 2008 foi feito com 20 tipologias criadas por Matthew Carter, incluindo a Walker (de 1995), Snell Roundhand (de 1966) e Galliard (de 1978).

Está disponível em dois tamanhos: o gigante de 84 x 54cm, e um menor, de 45 x 30cm. À venda no kenknight.com, mas só pra quem está nos EUA ou na Inglaterra (infelizmente).


















imagens - divulgação

Boa surpresa: Yellena























Uma janela para um mundo paralelo. Veja mais (belas) obras dela aqui. Dá pra comprar também.


imagem - divulgação
vi no
Reuben Miller, sempre bom

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Depende do humor



Como anda o seu humor hoje? Pra cada estado de ânimo, um abridor de garrafas diferente.
A venda na poketo. Só restou a "Shocked" (primeira) por 13.00 dolletas.
a
foto: divulgação
via swissmiss

Ho ho ho



Só pra não passar batido ao clima natalino. Que tal uma árvore de livros de design, arte e com todas as revistas Domus possíveis?
a

domingo, 25 de novembro de 2007

Sshhh!



Eficiente, bacana (helvetica - a imbatível) e bem-humorada essa sinalização para a Biblioteca da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha). Criação Lamosca.




fotos : divulgação

Puro mel



Não tem abelha que resista a essa embalagem + cartaz de divulgação. Criação da pidgeon design (Austrália) para a Heide Museum of Modern Art. A tipologia utilizada é a Hex, desenvolvida pela próprio estúdio.



Agora, curioso é um museu que produz e vende o próprio mel...não é interessante? Já pensou, figo em calda do mam, ou doce de leite da Pinacoteca? Que loucura...


foto: divulgação
via: formfiftyfive

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Adidas: pegada do som





















Bem, quem navega sempre no Collecta sabe que a nossa trilha sonora é o acid jazz, jazz e soul. E quem conhece eu e a Erika sabe que somos quase "patrocinados" pela Adidas, tamanha é a adoração que temos pela marca.

Portanto, era de se esperar a minha euforia quando vi esses dois lançamentos no The Hype BR do Lucas. Segundo ele, fazem parte de uma linha que está chegando por aí, inclusive com jaquetas inspiradas nos mesmos temas (além das gravadoras Blue Note e Motown, outros homenageados são Jam Master Jay, Tuff Gong and the Marley Family e a Alligator Records)

Pra quem não sabe, a Blue Note é a mais tradicional gravadora da história do Jazz (hoje em dia é um selo da EMI). Abrigou John Coltrane, Herbie Hancock, Miles Davis e, mais recentemente, US3 e Norah Jones.

Já a Motown, célebre gravadora de Detroit especializada na ótima música negra americana, é parcialmente responsável por Jackson 5, Diana Ross and The Supremes, Stevie Wonder e Marvin Gaye, por exemplo.




















fotos - divulgação
via
The Hype BR

Concurso Love Your Earth



Criação do designer Savio Alphonso, este simpático pictograma foi o vencedor do concurso "Love Your Earth", organizado pela designboom. O bacana é que com linhas simples, o cara conseguiu promover a tal consciência ecológica, sem o blábláblá chato que cada vez enchem mais os nossos ouvidos.



Melhor ainda foi a exposição dos trabalhos, que teve rolos de adesivos com os pictogramas impressos. No melhor estilo recorte-e-cole-por-aí.







fotos: divulgação

Vende-se otimismo em potes























Um vidro de bottons de otimismo pra você - por $59.95 dolletas.


foto - divulgação

vi no
Supermarket, site americano bacaníssimo de compras que te conecta direto com os designers e seus produtos (a maioria envia pro Brasil, pelo que vi).

Simples e espertos: anúncios para IKEA



















Pra quem não sabe, a IKEA é, no resto do mundo, o que a Tok&Stok é aqui no Brasil - com a diferença de que a construção de seus móveis é mais simples, mais barata e mais criativa.

Esses anúncios foram criados por Jun von Matt em Hamburgo, Alemanha.

Agora, a pergunta: quando a IKEA vai desembarcar aqui??

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Myto
















Cadeiras "Myto", de Konstantin Grcic para a Plank.


foto - divulgação
via
Architonic

Quase reais






















Nós aqui normalmente não gostamos de natureza-morta ou de pinturas realistas, mas essas obras recentes de Vic Vicini me impressionaram. Elas têm luz real, cores reais, o brilho do metal é real (assim como os riscos nas tigelas).







































imagens - divulgação
via
art moco

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Triplo expresso



a
Para aqueles dias em que só uma overdose de café para despertar. Design de Monica Tsang, que está na mostra "Handled with care - Contemporary Ceramic Works" da design boom.

Galera na tigela




















Tigelas de cerâmica "hanging people", da artista plástica inglesa Alice Mara. Ela utilizou fotos de pessoas reais (na verdade, fotografou vários amigos seus) e aplicou impressão digital nas cerâmicas.

















fotos - divulgação
vi no
design boom