segunda-feira, 31 de março de 2008

Love/Hate























Espertíssima essa camiseta.


via the vital thing , um blog com gente bem bacana por trás.

domingo, 30 de março de 2008

4 anos de música (absurdamente) boa










Acho que vale o espaço aqui pra homenagear um programa de rádio que anda contra a maré (ou seria tsunami?) de Ivetes, Leittttttes, Créus, Calypsos e outros que-tais: o JAZZMASTERS, completando 4 anos na Eldorado FM de São Paulo.

Comandado por Paulo Mai e Sérgio Scarpelli, é uma hora inteira de sessão de limpeza de ouvidos: soul, funk (de verdade), acid jazz, jazz, nu jazz, broken beat, r&b (também de verdade)... Sem contar que, se Fabio Massari é a enciclopédia do Rock, Sérgio Scarpelli é a enciclopédia do soul/funk/jazz. O que o cara entende do riscado não é bolinho não. Todos os sons que rolam no programa saem de sua coleção, quase que diariamente atualizada.

Logo no primeiro ano, eles já levaram o prêmio de Melhor Programa Musical de rádio de 2004 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

E, nesse sábado passado (29), eu e a Erika tivemos o prazer de participar da gravação do programa de aniversário. Fomos como fãs mesmo, inicialmente nada a ver com o Collecta. Bacaníssimo encontrar com os caras e com os outros ouvintes convidados, tudo rolou numa energia super positiva, justamente como a que eles nos passam pelo rádio (e pela web).

Portanto, quem não conhece, ouça todo sábado às 20hs na Eldorado. E dá pra ouvir também pela web, no site dos caras, clicando aqui - lá eles têm os programas em streaming, blog, além do "Best of Groove" do Sérgio (sets exclusivos pra dançar).

O programa, aliás, já lançou um cd no mercado e está preparando o segundo pra muito breve - além de outras novidades pra esse ano. Que, conforme forem rolando, vamos falando por aqui.


foto - rodrigo disperati

Design Plus - Frankfurt


Da linha inValid, criada pela alemã Nina Farsen, a mesa de dois pés; os outros dois são fios invisíveis sustentados por pesos.
a
Nada de desenhos rebuscados ou materiais raros. A durabilidade, a funcionalidade e até um certo tom minimalista, marcam as peças que conquistaram o prêmio Design Plus na última edição da Ambiente, feira internacional de presentes, utensílios de cozinha e decoração de interiores de Frankfurt.
a
Neste ano, 31 peças foram selecionadas por um júri internacional, que analisou 613 produtos de 200 companhias. Os premiados, segundo Andrej Kupetz, gerente geral do Conselho de Design da Alemanha, não tinham somente um desenho de alto nível, mas atendiam a especificações como bom desempenho e "conceito geral coerente". "Eles são mais amigos do meio ambiente, mais atraentes, mais úteis e, acima de tudo, se distinguem dos outros."

A seguir, alguns objetos premiados ou destacados entre os novos talentos:
a
a
a


Da mesma Nina Farse, duas estantes da linha inValid, "cortada" ao meio ou torta.
a


O "Fridge Monkey" da Mode Product Design (UK) , maximiza espaço através de um suporte super-compacto para garrafas.
a
a
Também premiada com o Design Plus, a prateleira é de David Caspar Schäfer, do escritório Ermert Schäfer.
a
imagens: divulgação
fonte: matéria "Viva a Imaginação" da Revista Morar (mar 08) - Folha de São Paulo

sexta-feira, 28 de março de 2008

Guaraná Concept













Vocês já devem ter visto a (boa) campanha na TV, mas vale mostrar esse "antes e depois" do Guaraná Kuat por aqui. Há quem aposte que, de tão conceitual, esse design possa durar pouco. Mas eu acho que vale a tentativa.

Ponto para a Coca-Cola. Ficou limpíssimo, elegante.


imagens - divulgação

Com amor - Berlim


A
foto: streetsy

Sofá-pixel


Para literalmente "se esparramar" em pixels!

Criação de Cristian Zuzunaga, a venda na Moroso (tudo bem que a loja fica na Itália e provalmente custa os olhos da cara, mas pelo menos a visita ao site é de graça, que tem grandes nomes do design, com suas peças inspiradoras).

foto: divulgação
via:
the coolhunter

quarta-feira, 26 de março de 2008

Apertou, abriu!


aa

O marcador de livros “Abracadabra” parece uma espécie de almofadinha que quando presa no livro, infla de um lado, formando o marcador. O grande barato é ao abrir o livro. É só apertar a almofadinha e puf! o ar volta para dentro do livro e abre a página!
a
Valeu pela dica Dox!
a
foto: divulgação
via: wired

Cassete Collecta




Que descoberta bacana essa do Mixwit. Clique aí e ouça a fitinha do Collecta.

Ou faça a sua clicando aqui.

Redesenho total


Poster para nova embalagem
a
Ainda no universo alcóolicos (daqui a pouco o collecta precisa de uma dose de glicose), encontramos esse belíssimo exemplo de redesenho de identidade visual. O alvo em questão, é a cerveja neo-zelandesa Steinlager, que a tempos mantinha o mesma jeitão, e como se percebe já estava com o prazo de validade mais do que vencido.
a
Antes



a
















Bom, os donos num ato de sanidade, percebendo que a maré não estava pra peixe, resolveram radicalizar. Eis que entrou na história, a Curious Design , um pequeno, porém competente escritório de design que teve a missão de redesenhar toda a identidade visual da brejinha. Taí o resultado, moderno, elegante e o principal, fez-se a alegria dos donos da marca, que tiveram um salto nas vendas do produto.
a
Depois

Conclusão: Sim, existem pessoas sensatas nesse mundo, que dão valor real ao design e aos designers!
a
E "cheers" com Steinlagers!
a
imagens: divulgação
via: thedieline

terça-feira, 25 de março de 2008

No ponto!


Tudo bem que eu não entendo nada de vinhos, mas certamente com um termômetro desses, qualquer garrafa marca presença, cheia de estilo.
a
É o poder do design suíço! Criação de Jakob Wagner para a MENU - Scandinavian Living.
a
foto: divulgação

quinta-feira, 20 de março de 2008

Sujeira azul


















Trabalho do coletivo francês Atelier Telescopique.


imagens - divulgação
via anamorphis

Mesa-botão

















Esta é a Twine Table, da Wis Design para a italiana Casamania.


foto - divulgação
via pan-dan

quarta-feira, 19 de março de 2008

Toy book



















O livro “Jeremyville Sessions”, de Jeremyville, traz, além dos traços do próprio, colaborações bacanas de Gary Baseman, Tim Biskup e Tristan Eaton. Já dei uma boa folheada e posso dizer que, pra quem curte toy art (como nós), é um deleite.

Vem com um poster, um DVD e uns adesivos. Está à venda na Plastik.


foto - divulgação
via blog da plastik

Pequeno mito
















Gosta do Punto? É porque você ainda não conhece o Alfa Romeo Mi.To, que será lançado em julho e é feito na mesma base do modelo da Fiat.

Seu alvo? o MINI.

Compacto, mais barato... mas com a essência Alfa bem presente.

















fotos - divulgação
via carscoop

terça-feira, 18 de março de 2008

+ Japan Pop Show


a
Como o Rodrigo disse no post abaixo, ainda temos muito o que falar sobre essa bacaníssima exposição na galeria Choque Cultural. Agora é a vez de mostrar os traços autênticos da artista japonesa Urata, conhecida como Spancall.
a
Seu trabalho é fortemente influenciado pelas imagens de programas infantis, sempre muito coloridos e alegres em uma primeira impressão, mas que podem se mostrar cruéis, patéticos e cheios de tristeza, num olhar mais profundo. Cenas de personagens e dramas humanos são seus principais temas, sempre com um olhar crítico sobre cenas do cotidiano.
a
a
a

a
a
a
E ótima surpresa fica por conta de dois pares de tênis da Vans, customizados por Spancall, que usou e abusou de suas pinceladas. Para quem pode, está a venda por R$ 350,00 o par (precinho bem camarada, para uma peça única)
aaa

a
fonte: resenha choque cultural
fotos: Erika Tani e Rodrigo Disperati

segunda-feira, 17 de março de 2008

Whip na Choque Cultural
























Sábado passado (15/03) fomos na estréia da exposição "Japan Pop Show" na Galeria Choque Cultural (falamos sobre isso na semana passada, lembram?). Querem um parecer assim de bate-pronto? Recomendadíssima.

E o que nos chamou a atenção logo de cara foram as obras do Whip. Movimento, força, fluidez.

Irmão de Titi Freak (grande nome mundial da arte urbana e organizador da mostra), o paulistano Whip fez esses trabalhos no Japão, onde tem participado de expos coletivas. Seu estilo tem influência forte da cultura pop oriental (mangá, grafitti, io-iô, etc) e reflete seu conhecimento e exercício do Tao e da arte Zen.

Os olhinhos orientais da Erika reconheceram um pouco da arte do Sumie (pintura japonesa de tinta monocromática) em algumas das obras de Whip.

Ainda vamos falar mais dessa mostra por aqui.













































fotos - rodrigo disperati
fonte - release da Choque Cultural

sexta-feira, 14 de março de 2008

EXS 08 - A Expo de Stickers de Curitiba já tem data e local marcados


















Vocês se lembram que, mês passado, falamos da EXS 08, exposição de sticker art que vai rolar em Curitiba? Vocês se lembram que fiquei devendo informar data e local?

Poizé, agora já podemos confirmar isso:
Vai rolar no SESC da Esquina, de 17 de abril a 05 de junho.

Mandou seus stickers? Beleza. Não mandou? Não dá mais tempo... Clique aqui, veja o que o pessoal de lá recebeu, e inspire-se para a próxima!


foto - divulgação

Nike São Paulo "City Pack" Dunk
















Apaixonados por São Paulo (como eu) vão adorar essa: a Nike está lançando a série limitada (limitadíssima, aliás) Nike Dunk Be True São Paulo. Apenas 86 pares serão produzidos.

O lançamento envolve uma promoção super bacana: uma galera (que tem que se cadastrar no site especial do modelo) vai ter que percorrer, no dia 29/03, vários pontos da cidade em busca de pistas, numa busca que envolve trocas de mensagens via sms, correria e perspicácia. As cinco duplas mais rápidas ganham dois pares do bacaninha aí das (belas) fotos.

Portanto, clique aqui, inscreva-se... e prepare-se pra correr.







































fotos - divulgação
via nike e the hype br

quarta-feira, 12 de março de 2008

Câmeras Pinhole


Essa foi batizada de "Peyote"
a

A Fwis/Readymech em parceria com a Corbis, criaram câmeras Pinhole de papel, do tipo "faça você mesmo". Para quem não conhece, a técnica Pinhole (em inglês "buraco de agulha") foi criado com a intenção de difundir um tipo de fotografia que podemos chamar de alternativa. Uma técnica totalmente artesanal, simples e despojada. A câmera pinhole não possui lente objetiva, em seu lugar, temos um micro furo (que pode ser feita com uma agulha bem fina), por onde a luz é captada em filme fotográfico (desses de 35 mm mesmo) que fica posicionado dentro da câmera. a

Os resultados são surpreendentes. Imagens únicas, transposições de formas, cores e luzes, bem características de uma pinhole.
a

Olha aí uma foto tirada com a "Peyote"
aa
Bem, voltando ao assunto, o pessoal da Readymech /Corbis, diponibilizaram no site deles, 5 modelos diferentes, um mais bacana que o outro. É só baixar os pdfs, seguir as instruções e sair por aí, tirando fotos de forma muito mais autêntica e divertida que as câmeras convencionais.



Essa cheia de estilo foi batizada de "photos of your mother"




As "Astrocam" e "Pablo" serão lançadas em breve...



Esse é o "dr. Livingstone", bem no estilo dos toys da Readymech.
a
imagens: divulgação
fontes: reuben miller e eba

Kidrobot Chumps vêm aí















Esses bacaninhas aí vão chegar ao mercado lá de fora no fim do mês - mais precisamente no dia 27 de março. Os "Chumps" são 26 toys criados por Frank Kozik para a Kidrobot.

Provavelmente, em breve na Plastik.























































fotos - divulgação
via hypebeast