sábado, 31 de janeiro de 2009

Criação de um logotipo



Taí um passo-a-passo honesto de criação de um logo. Pelo designer suíço David Pache.








imagem: divulgação
via: swissmiss

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Arts & Architecture



A Arts & Architecture, uma das mais conceituadas revistas de arquitetura já publicadas nos Estados Unidos, ganhou, com todos os méritos, uma coleção completa, lançada pela Taschen. É uma super compilação de 10 caixas, contendo reimpressões, da primeira edição - em janeiro de 1945, até 1954.
a



Só de pensar que esse projeto foi concebido a 50 anos atrás...emocionante...
a

a
A publicação, ficou mundialmente conhecida, pelo Case Study House Program, onde grandes talentos da arquitetura americana, lançaram projetos inovadores, ao integrar materiais de baixo custo e design moderno. Foi uma verdadeiro deleite, não só para arquitetos, pois a revista, além de abordar temas relacionados a arquitetura, tratava também de design (como podemos ver nessas maravilhosas capas), arte, música, política e questões sociais (a revista surgiu no final da II guerra mundial, quando política/questões sociais eram assuntos obrigatórios em qualquer roda de conversa e em meios de comunicação).
a

Capas de encher os olhos...
a






Estudos inovadores...


a
Em breve, essa maravilha vai chegar ao Brasil. E o pessoal da Taschen, promete para o final do ano, a segunda parte da A & A (de 1955 a 1967 - quando foi lançada a última edição).
a
Imagens: divulgação
Via: Taschen

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Campanha Ano Novo IKEA


"JOY (alegria)"

Campanha de Ano Novo para rede de lojas de móveis sueca IKEA. Sensacional!
a
"HOPE (esperança)"
a

"PAIX (paz)"
a
imagens: divulgação

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Temperos vintage


Quem imaginou embalagens de temperos com estampa de Al Capone, por exemplo? Essa foi a divertida e inusitada idéia do pessoal da Mondo Vox, para desenvolver uma linha de temperos - a "Spicy Outfit" para a fabricante de alimentos de Chicago, a CCC Brands.



Para cada mistura de temperos, uma gíria e estampa de clássicos Gangsters de Chicago da década de 20 e 30. As latinhas, reutilizáveis e com janelas onde se vê o produto, remetem as fichas dos criminosos da época, numa deliciosa mistura de descrição dos ingredientes com uma boa dose de bom humor.
a
Fala que não dá vontade de colecionar?
aa
imagens: divulgação
via: thedieline

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Dunny Made in England


Tem novidade na área! A série de Dunnys "Ye Olde English" traz 17 novos toys dos mais badalados artistas ingleses. Com temática nacionalista, essa belíssima série da Kidrobot retrata alguns ícones britânicos, como o guarda da rainha, a chuva londrina, o famoso ônibus Routemaster (dois andares) etc...


Pra quem quiser reservar, pode encomendar pelo site Banana Suicida.

imagem: divulgação

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Um convite pra vocês
















Acho que muitos de vocês se lembram que fiquei ausente daqui do blog, por um tempo, no ano passado. Agora é hora de mostrar o grande motivo dessa minha ausência: o livro "A Casa da Moeda de São Paulo - A Primeira do Brasil", que já está nas livrarias.

De autoria do arquiteto Alfredo O. G. Gallas e da engenheira Fernanda Disperati Gallas (sim, é minha irmã), o livro conta, com riqueza de detalhes, a história monetária de São Paulo. Iniciando em 1532, com a chegada da expedição de Martim Afonso de Souza ao litoral de São Vicente, o livro conta, apoiado em imagens inéditas, as condições iniciais encontradas pelos portugueses para o domínio da região e relata as primeiras notícias da ocorrência de ouro na América portuguesa. Narra também a epopéia dos caminhos para a conquista do planalto. Partindo de uma tese do engenheiro-historiador Affonso d’Escragnole Taunay, os autores retomaram a ocorrência das primeiras cunhagens no Brasil, com o primeiro ouro encontrado no país, no Pico do Jaraguá e apresentam imagens de todas as emissões monetárias da cidade de São Paulo.

Toda a parte gráfica - capa, projeto gráfico, diagramação e tratamento de imagens (muitas imagens bacanas, aliás) - ficou a cargo deste designer que vos escreve aqui. Foi muito bacana participar desse projeto tão rico, tão completo.

E agora eu aproveito esse espaço pra chamar vocês, nossos amigos do Collecta, para o lançamento do livro na Livraria Cultura do Shopping Market Place amanhã, dia 22, às 19h (veja mais detalhes clicando no convite aí de baixo), aqui em Sampa. Vai rolar uma palestra dos autores sobre a história monetária de São Paulo, além de uma sessão de autógrafos com coquetel.

Portanto, quem quiser aproveitar o evento pra vir bater um papo comigo e com a Erika, vai ser super bem-vindo.













































imagens - collecta estúdio

Bike-mochila

















Essa é pra quem curte um trekking: Bergmönch, uma bike ultra-portátil que pode ser toda dobrada e carregada como uma mochila. Ok, bikes dobráveis nós vemos aos montes por aí, mas essa fica realmente compacta, pelo que se vê nas fotos. Desdobra-se em dois minutos, e tá pronta pra andar.

Tanta pequenice, claro, traz alguns problemas: a Bergmönch não tem banco nem pedal. Ou seja, você vai aproveitar as delícias de descer uma montanha "voando" - mas vai ter que, antes, subir tudo a pé mesmo.

Ah sim, ela tem freio.




















fotos - divulgação
via
inhabitat

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Bearbrick Levi´s




















Tá surgindo aí uma parceria entre a Medicom e a Levi´s para uma série de Be@arbricks bacanas. São 7 modelos diferentes, que utilizarão elementos tradicionais da marca - jeans, estampas, couro.

Eles vêm aí nas escalas 100%, 400% e talvez até a 1000%. É só esperar.




























via the hype br (cada vez mais e mais bacana)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Adidas em Shibuya




Marca hype combina com cidade hype. Foi esse o grande barato da inauguração da mais recente loja da Adidas Performance Center, no bairro central (e que respira estilo) de Shibuya da capital japonesa Tóquio. Entre anúncios caprichados, performance-teaser (homens 3 stripes) e peças com edição limitada, a loja aproveitou para celebrar "60 Years of Soles and Stripes" (60 anos de solas e listras).






Performance-teaser bem no meio da muvuca.



a
imagens: divulgação

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Antes e depois


a
Muito legal essa linha do tempo de todas os desenhos do logo da Pepsi. E abaixo, uma novidade - um novo desenho da marca/latinha:
a

a

a
Acho bacana que a simplicidade volte a reinar nas embalagens (veja o caso da Coca-Cola e Kuat), mas essa mudança da Pepsi foi meio radical demais, não? Me parece que o lettering (bem desenhado por sinal, principalemente pelo "e") ficou meio perdido no todo...Bom, acho que preciso de tempo para me acostumar...
a
E pra você, colou?
a

a
imagens e fonte: thedieline

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Saks por Shepard Fairey


A americana Saks contratou o designer Shepard Fairey (criador do movimento Obey Giant e mais recentemente, pelos cartazes sensacionais para a campanha de Barack Obama), para desenvolver catálogos e sacolas da rede.
a
E pra mostrar que é bom de serviço, Shepard se inspirou nos anúncios da década de 20 das lojas de departamento da antiga União Soviética. (Leia-se: da boa e eterna escola construtivista de Rodchenko).
a

Cartaz de Rodchenko - grande desafio em transmitir mensagens diretas para um público em sua grande maioria analfabeto.
a
Que maravilha falar em um mesmo post sobre dois grandes designers. Passado e presente sempre se misturando. :))))
a
imagens: divulgação