terça-feira, 30 de junho de 2009

Nova fornada - revista abcDesign


Capa dessa edição

Sempre com ótimas matérias, a edição 28 da abcDesign está com um foco emocional, mas não é este design emocional que temos tanto ouvido falar. É uma emoção que motivou movimentos no design e que motiva o próprio ser humano.

Primeiro, um dos mais criativos movimentos do design de produto com um de seus fundadores. Em entrevista, o designer Marco Zanini fala porque o Memphis libertou o design.

Os cartazes poloneses são outro grande exemplo de um design que leva em conta a emoção, e é por isso que é considerada por muitos designers a mais importante escola de cartazes do mundo.

Por fim, um artigo que fala daquilo que mais mexe com o emocional humano: sexo. Como ele é tratado no design gráfico?

Mais? Na banca mais próxima! Ou se preferir faça sua assinatura.
A
imagem: divulgação

fonte: abc design

domingo, 28 de junho de 2009

Pizza the Hut



Clique na imagem para ampliar
a
Mudança radical. É como podemos chamar a nova identidade da rede mundial Pizza Hut. Quer dizer, agora com o nome de "The Hut". Faz todo sentido a retirada da palavra "pizza", já que além das famosas redondas, hoje a rede comercializa também aperitivos e outras guloseimas. A nova estratégia de branding faz parte de uma tentativa de alavancar o consumo de pizzas, principalmente nos EUA.






Com o lettering reto e monocromático, o logotipo ganhou modernidade e arrojo. Mas em contra partida, perdeu-se um pouco do lado descontraído e lúdico da marca.

Bom pode ser que essa seja a idéia, mostrar que em meio a crise ninguém está para brincadeira.
a
imagens: divulgação
via: idsgn

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Jacko
























Ele não era o rei do pop. Ele era o próprio pop. Triste falar de mais uma morte hoje, mas o Collecta, feito por fãs incondicionais de funk&soul music, não poderia deixar de lamentar.

Michael Jackson, 1958-2009. I want you back.

foto - divulgação

Pantera
























Farrah Fawcett, 1947-2009. Ícone dos anos 70 (Charlie's Angels) - aqui ao estilo Collecta.

imagem - divulgação

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pra fazer em casa




Olha a Jen riscando a parede...
a
Taí uma boa dica pra mudar aquela parede monocromática do quarto. Basta desenhar sobre uma película transparente e com a ajuda de um retroprojetor (dá pra alugar), ampliar o quanto for necessário para servir de guia na hora de riscar e por fim aplicar a cor escolhida. E olha só a diferença...

Simples, charmoso e barato. Projeto bacana de Jen Lula.



imagem: divulgação
via: design sponge

terça-feira, 23 de junho de 2009

O-No™ fine foods







Com uma boa pitada de humor negro, o pessoal da O-No Food Company lança em julho (na San Diego Comic Con 2009) os toys O-No. O texto de apresentação deles é uma atração a parte:

"Bem-vindo consumidor faminto - obrigado pelo seu interesse em adquir produtos O-No™! Nos esforçamos para trazer o melhor sabor diretamente para o seu paladar! Por centenas de anos reunimos os mais fantásticos ingredientes em perfeita harmonia com a natureza (rs...) e excelentes sabores artificiais. Por favor, aproveite esta oportunidade para saborear nossas últimas receitas de frescos sushis orgânicos pré-embalados...direto da fábrica"


Tem até tabela nutricional

Insanidades a parte, o toy polvo vem acompanhado de um sushi, um bowl com sopa de tentáculos e 2 tipos de olhinhos. Por enquanto nas versões azul e vermelha.

Pode até soar politicamente incorreto, mas no mundo da Toy Art tudo é possível e por isso, irresistível.








a
imagens: divulgação
via: thiagoegg

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Em algum lugar de Amsterdam...


Clique na imagem para ampliar
a
...o grafiteiro The London Police (prediletos do blog) imprime seu universo de divertidos personagens em tamanho GG.


Detalhe do grafitti
a
imagens: divulgação
via: wooster collective

Plugs em ordem



Para dar um fim aos adaptadores "T", os japoneses da Metaphys tiveram uma brilhante idéia. Batizada de "Node", a estilosa tomada é formada por 2 caminhos onde é possível encaixar diversos plugs simultaneamente. E quando quiser desligar é só apertar o botão central. Simples assim.
a
imagens: divulgação
via: core77

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Manteiga Clover Farmstead























Esse é o tipo de design de embalagem que praticamente já te dá "bom dia" - ainda mais em se tratando de manteiga. Leve, suave, matutino. Projeto da Voicebox Creative, dos EUA.

Desde o pote redondo de cerâmica, passando pelo design do rótulo até o toque da fitinha marrom, tudo tem um apelo antigo - no bom sentido.

via lovelypackage
imagem - divulgação
ouvindo "A Seta e o Alvo", Moska.

Oreo & Ritz Retro















Não, essas não são as novas embalagens de Oreo e Ritz da Nabisco. Quer dizer, são e não são.

Na verdade, os biscoitos com esse look retro (e limpíssimo) serão vendidos exclusivamente nas lojas da rede Target, e somente no verão. Criação da Baker Associates.

via the dieline
imagem - divulgação

Muito além da madeira




Os temas da artista Audrey Kawasaki passeiam livremente entre o inocente e o erótico. Personagens de olhares melancólicos e misteriosos, em traços delicados, estampam madeiras e transformam seu trabalho em algo único. Audrey se inspira principalmente em Mangás e Art Nouveau para criação dessas belíssimas obras.
a




a
imagens: dilvulgação
via:
anamorphosis

terça-feira, 16 de junho de 2009

Spray pra sentar
















Cadeiras “New York Fat Cap Chair” e “Hooded Fat Cap Chair”. Criações do designer Sander van Heukelon, inspiradas em bicos de spray (Fat Caps). Saiba mais, clicando aqui.


via the hype br
foto - divulgação

Sempre seco



Uma chuvinha de vez em quando vai bem, menos na hora de sentar naquele banquinho úmido. Essa foi a deixa para o designer coreano Sung Woo Park desenvolver esse esperto móvel. Basta girar a manivela do "Rolling Bench" e pronto! Fique a vontade.


a
imagens: divulgação
via: yanko design

Super frescos


Clique na imagem para ampliar
a
Para chamar a atenção de como os alimentos são frescos, os criativos da agência suíça Wirz/BBDO tiveram a idéia de fixar mega garfos promocionais na frente de troncos de árvores. Desenvolvido para a Tibits - uma famosa rede de restaurantes vegetarianos da Suíça.

Idéia simples, instigante e bem-humorada, tudo na medida certa.
a
imagem: divulgação
via: ads of the world

terça-feira, 9 de junho de 2009

Blog Off Colors



Como vocês já devem saber, o mais bacana de escrever no collecta é antes de tudo, conhecer gente nova, cheia de talento, criativas e a fim de trocar experiências. Por isso, trazemos um super dica. É o blog Off Colors, de São Paulo, escrito por Gustavo Moreira e Leo Ferreira. O assuntos estão sempre relacionados com design, arte e ecologia.

O bacana é que o Off Colors é bilíngue (portugês/inglês) e também mantém uma parceria com o site italiano de design BigChief.

A parceria surgiu agora em 2009, e pelas próprias palavras do Gustavo: "...o tema abordado é o cenário urbano de São Paulo, com posts sobre graffiti, estilo de vida, música e internet. Ou seja, mostramos o que tem de bacana aqui em São Paulo, no site BigChief de Milão."

Além disso, o Off Colors conta com duas sessões fixas bem legais:

Colors Doc: Sessão alternativa de entrevistas do blog com designers, djs, estilistas, cantores.. Algumas já estão no ar como a entrevista com o Dj Hero Zero, residente do lendário Vegas Club e com Bruno Morais, cantor de MPB que é a aposta de produtores da Rádio Eldorado de São Paulo.

Colors Photo: Registros fotográficos sobre arquitetura da capital paulista, movimentos de arte e fotografias do cotidiano de outras metrópoles.


Registro de Buenos Aires por Fe Machado

Fica aí uma ótima sugestão. É o Off Colors 100% bilíngue pra ninguém ficar de fora.
a
imagens: divulgação

Mais que um extintor








Porque não unir o útil ao agradável? Esse foi o mote para a criação desses extintores cheios de estilo, desenvolvidos pelo estúdio francês Fire Design.

Mas não é só beleza. Os produtos contam com inúmeras garantias e serviços de segurança, tudo dentro das normas pra não deixar os usuários na fogueira.






a
imagem: divulgação
via: the dieline

domingo, 7 de junho de 2009

The Way We Run - semana 4


















Depois desse tempão sem postar, tô de volta por aqui. E com post requentado, vejam só.

É que na semana retrasada aconteceu a quarta etapa do The Way We Run, série de eventos da Converse e da revista Vice (vocês têm acompanhado nossa cobertura por aqui), e eu não podia deixar de registrar tudo aqui.

Tudo começou na loja Visionaire, da Galeria Ouro Fino. Depois, fomos para a galeria Emma Thomas (onde rolaram expos de arte e vídeo-arte) e terminamos na Puri, com DJ sets de Freakstyle e Killers on the Dance Floor.

E semana passada teve o gran finale de tudo, uma mega-festa sobre a qual a gente fala mais tarde!





























All Stars customizados por gente de várias áreas...


















A "customizadora oficial"...


























Erika registrando tudo.












































Gerais da festa, DJ´s mandando sets bacanas...
























Eu e a Erika nas fotos oficiais do evento (somos colunáveis, hahaha)...


















Bolsas...



























Denise Alencar e Johnny Brito (Cooltura Urbana) mostrando e carregando suas criações.


















Natália Shirota, feliz ao conquistar sua latinha de Red Bull...


















Johnny, Denise, Erikinha, Mari Vilela (Lucky Lucy) e Natália.


fotos - collecta estúdio e Gabriel Klein
(DW Comunicação)