terça-feira, 30 de novembro de 2010

Collecta estreia coluna no The Hype BR











Hoje eu e a Erika estreamos como colunistas do The Hype BR (que é, hoje, o site mais acessado de lifestyle com foco em streetfashion na America Latina). É só entrar lá, clicar em "colunistas" e você verá nosso loguinho azul. Ou, se quiser, vá direto aqui.

O THBR tem tudo a ver com o nosso universo e, quando o editor Lucas Penido nos convidou, topamos na hora. É uma parceria que só pode dar certo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A evolução da impressora

a


Quem nunca ficou na mão quando precisou imprimir um trabalho urgente? Ou não caiu de costas com os preços dos cartuchos? Se depender do designer Faris Elmasu, estaremos livres de grande parte dessas encrencas com a Wax-on, um projeto de uma impressora à base de cera colorida, desenvolvida para a Yanko Design.

Cera? Isso mesmo, nada muito diferente dos saudosos giz de cera escolares. Além de serem infinitamente mais baratos, os blocos de cera acabariam de vez com o entupimento nas impressoras, além de serem ecologicamente corretos, não necessitando de plástico como os atuais cartuchos.



Com design inovador, de linhas curvilíneas e modernas, a impressora ocuparia um espaço mínimo na mesa. E ainda promete qualidade de impressão similar as impressoras à jato de tinta.

Agora é só esperar que essa maravilha entre no mercado o mais breve possível. Nossos bolsos e mesas abarrotadas agradecem.



rafes e mais rafes...


a

imagens: divulgação

via:
terra

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Homem de lata


Clique nas imagens para ampliar

Conhecido por seus traços detalhados, marcantes e quase monocromáticos, o grafiteiro Blu (que já postamos aqui no blog), apresenta mais uma intervenção na cidade de Rennes (França). Sempre crítico, o artista criou um personagem feito de lixo, do descarte desordenado e inconsequente de resíduos.

Lembra muito o Homem de Lata do clássico "O Mágico de Oz" que desejava um coração para se tornar um ser mais generoso. Repare no detalhe do coração na ponta de seus dedos.







É por essas representações inteligentes e afiadas, que Blu é considerado um dos artistas de rua mais influentes do movimento.

imagens: divulgação
via: arrested motion

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Talento, perfeccionismo e... paciência

















Impressionante. A arte em papel do japonês Katsumi Hayakawa exala meticulosidade, beleza e, claro, a famosa paciência oriental (elevada ao cubo, claro).

Um trabalho tão bonito que vale clicar nas imagens para ver os (inúmeros) detalhes.













































































































































































































imagens - divulgação

via trendsnow

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nike + DeLorean

















As parcerias mais bacanas são, certamente, as mais inusitadas. Como essa da Nike com a DeLorean, que resultou no Nike 6.0 Dunk SE DeLorean.

Quam não se lembra da máquina do tempo de Doc Brown na trilogia "De Volta Para o Futuro"? O carro do filme era montado em cima do DeLorean DMC, que foi efetivamente fabricado no início dos anos 80 (e agora até voltou ao mercado, montado sob encomenda).

Todo em prata, o sneaker já lembra, de cara, o aço inox da carroceria do carro. O solado, inclusive, é inspirado nas lanternas traseiras do cupê. E há similaridade até na abertura da caixa: asas de gaivota.

Será lançado no dia 26 de novembro (nessa sexta), com produção limitada em 1000 pares. Ao que parece, por 90 dólares. Mais informações, vá direto aqui.












































































imagens - Highsnobiety

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Macca
























Hoje o casal Collecta vai ao show do Paul McCartney. Portanto, não poderíamos deixar de postar essa singela homenagem que "roubamos" do nosso amigo Johnny Brito.

Na-na-na-nanananáaaaaaaa, nanananáaaaaaaa, Hey Jude!


ilustração - Johnny Brito

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto 54 El Cabriton + Copag



















A loja El Cabriton, que fica na esquina da R. Augusta com a Al. Jaú, lançou esse mês (em parceria com a Copag) um projeto diferente e bacaníssimo: um baralho desenvolvido por 54 artistas convidados.

Diogo Blanco, Daniela Hasse, Alexandre Ferro, Rafael Bastos, André Firmiano, Rômolo, Eduardo Rosa, Leo Vilas, Lucas Camargo, Leandro Velloso, Estúdio Diálogo, Viti, Raphael Sonsino, Jorge Galvão, Juliana Basile Dias, Rodrigo Cardoso, Draco, Renato Faccini, Rodrigo Ferreira, Yan Copelli, Pablo Lobo, VISCA, Pablo Etchepare, Eduardo Sancinetti, Silvio Pequeno, Henrique Lima, Eduardo Valente, Ariel, Fatlowicz, Gustavo Gialuca, Renan Santos, Bruno Nunes, Nick Alive, Thiago Bianchini, Rafael Pereira, Lavínia Carvalho, Jotapê Pax, Marcelo Clapp, Jon Suguiyamma, Matheus lopes, João Pinheiro, Herbert Loureiro, Vinícius Canvas, Loroverz, Eduardo Caçador, Yan Sorgi, Pankill, Arthur D'araujo, Thiago Alvim, Cusco, Ana Paula Caldas, Nã, Tony de Marco, Hilnando Mendes, Stêvz. Cada um desenhou uma carta, de forma totalmente livre e autoral (clique nas imagens para visualizá-las melhor).

Mas o baralho não está sozinho nessa ação. A fachada da loja foi pintada pelos mesmos artistas que participaram do baralho. Por 36 dias corridos (de 01/10 a 05/11), a cada dia, um artista fez alguma intervenção.

Sem contar a exposição, que começou no dia 05/11 (junto c/ o lançamento do baralho e da nova fachada) e inaugura o novo espaço "Galeria" da loja. Todas as artes das cartas do baralho foram impressas em tamanho 6 vezes maior que a carta original, com tiragem limitadíssima de 6 exemplares, e estão à venda.























Como conseguir o baralho? É só gastar R$ 100,00 na loja que eles te dão de brinde.

A El Cabriton fica na R. Augusta, 2008. A MEGUSTA, do mesmo pessoal, fica lá pertinho, no n. 2046.

fotos - collecta estúdio

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O legado de Bodoni




Além de ser um grande mestre tipógrafo, Giambattista Bodoni criou um padrão na qualidade de impressão com a publicação de "Manuale Tipografico" de 1818 (pouco depois de sua morte). Composto de 2 volumes, a obra continha 142 famílias tipográficas e um extensa e excepcional seleção de molduras, ornamentos, símbolos, passando pelos alfabeto grego, hebreu, russos, entre outros.

Impressor oficial do Duque de Parma, Bodoni (1740-1813) declarou que um tipo bem desenhado precisa atender a 4 princípios básicos: regularidade, nitidez/refinamento, bom gosto e graça.

Essas características ficaram mais que evidentes nas criações do mestre. Os tipos Bodoni foram resultado de quase 200 anos de evolução no design do tipo romano: linhas finas e sutis contrastam fortemente com hastes mais pesadas. Tudo com uma autenticidade e elegância difíceis de se encontrar em tipos criados atualmente.




"Eis o fruto da minha indústria e das fadigas que, com verdadeiro fervor, durante muitos anos consagrei a uma arte que é o resultado da mais bela, da mais engenhosa e da mais proveitosa invenção dos homens, quero dizer, a escrita, cuja melhor forma é a imprensa, pois reproduz as mesmas palavras para um vasto público, o que é particularmente importante quando se quer ter a certeza de que não há diferenças"
- Introdução de Bodoni em seu "Manuale"



Com este tesouro em mãos, a editora Taschen acaba de lançar no mercado uma edição desta obra-prima do mestre italiano. É uma rara oportunidade para explorar as origens dos tipos Bodoni e aprender mais sobre o criador.

"Giambattista Bodoni
Manual of Typography - Manuale Tipografico (1818)"

Stephan Füssel
À venda no site da
Taschen

imagens: divulgação

fonte: taschen e
tipografos