quinta-feira, 31 de março de 2011

O Boticário: mudar para crescer



Ela já passou por muitas mudanças ao longo de seus 34 anos, tornado-se a maior rede franqueadora do Brasil. O nome "Boticário" surgiu do termo "botica" - como eram chamadas as farmácias de antigamente.


O começo: imagens de fachadas das primeiras lojas da marca.

O fundador e farmacêutico Miguel Krigsner adotou um conceito aplicado em muitas lojas atuais. Mais do que uma simples farmácia, o negócio teria de ser um local aprazível, onde as pessoas se sentissem bem. Em vez dos balcões repletos de remédios, a loja tinha uma sala acarpetada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação da receita. Em substituição aos assistentes, estavam ao balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo, assim, uma imagem de seriedade e segurança.

Hoje os tempos são outros, mas a rede de lojas mantém, de certa forma, a mesma essência. E de tempos em tempos, uma marca de peso com a do Boticário, necessita de um redesenho.

No último domingo (dia 27) a empresa apresentou na TV sua nova campanha institucional. Com o slogan "A vida é bonita, mas pode ser linda", a ação criada pela AlmapBBDO pretende mostrar a sofisticação acessível que a marca representa.

A campanha, acompanhada do logotipo redesenhado, foi fruto de pesquisas constantes com os consumidores dos produtos, junto com estudos qualitativos realizados entre o fim de 2009 e meados de 2010 com o público feminino.
O perfil encontrado foi de uma consumidora otimista, que se valoriza, com equilíbrio e harmonia.



"Percebemos que as pessoas têm orgulho de presentear com produtos do Boticário. Para elas, a marca representa a sofisticação acessível, próxima e sempre alinhada às tendências, o que lhes garante estarem sempre conectadas à moda.", afirma a diretora de marketing e vendas do Boticário, Andrea Mota.

O logotipo já sofreu algumas mudanças ao longo de seus 34 anos, mas a mais recente foi uma surpresa. Criação do estúdio Future Brand, com lettering desenvolvido pelo typedesigner Fabio Haag (da Dalton Maag), o projeto denota sofisticação e ousadia. O famoso verde da marca foi substituído por uma extensa paleta de cores, presente com frequência nos últimos 3 anos do mundo fashion e que são apontadas como as mais fortes para se manter no futuro.




Katya Hochleiner, gerente de mkt da empresa em entrevista para o Brainstorm9: "...o resultado final é sempre alegre e quente. Nós dizemos que é uma logomarca 'no color'"

Ao invés do antigo sublinhado curvo, a letra "B", floreada, ganha destaque. Além de trazer elegância e leveza à marca, certamente vai se tornar o símbolo forte da empresa. A junção da letra "a" com o acento agudo também agrega modernidade ao lettering.




Cores e símbolo: Exemplos de aplicação da nova marca



Impulsionada pelas vendas e pelo novo posicionamento de marca, certamente O Boticário quer deixar de ser apenas um nome 100% brasileiro só para brasileiros. É uma mudança necessária para uma empresa que deseja alcançar outros mercados. E pelo que vimos até agora, por todos os estudos e pesquisas elaborados, sim, eles estão no caminho certo. Basta um pouco de treino para que o público em geral se acostume com a nova ideia.

E para quem quiser conferir a novidade, a loja do Shopping Morumbi (SP) já conta com a nova fachada. Os primeiros produtos com a nova marca chegam nas mais de 3 mil lojas do Boticário em 11 de abril.

imagens: divulgação
fontes: brainstorm9 / clientesa / casodesucesso / suafranquia / go-to-idee

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sabor original



Alimentos descobertos na geladeira sempre pegam cheiro e até gosto de outros alimentos, não? Bolo com gosto de peixe, melancia sabor carne, pepino aroma ovo... É pensando nisso que a agência de publicidade DDB Dubai desenvolveu essa criativa campanha impressa para a marca de filme de PVC Glad. É puro design da imagem, apenas acompanhado da chamada "Let it taste the way it should" - algo como "Mantenha o sabor da maneira original".


Clique na imagem para ampliar



imagens: divulgação
via: adsoftheworld

terça-feira, 29 de março de 2011

Repaginado



A Coram´s Fields é uma espécie de mega playground localizado no bairro londrino de Camden. O espaço conta com parque infantil, canteiros de areia, lago com patos, animais, café e berçário, tudo para a molecada se divertir. Pensando nisso, a equipe do Spy Studio desenvolveu o trabalho de branding, com uma identidade visual simples e atraente.

O estúdio buscou nas formas do pinheiro o símbolo ideal para o projeto. O resultado transformou o espaço em um lugar mais lúdico e colorido, em contraste com a cinzenta capital inglesa.




Trocando as bolas: no espaço, adultos só podem entrar acompanhados por menores de 16 anos.



















imagens: divulgação

sexta-feira, 25 de março de 2011

Achados e perdidos



Semana passada, acharam essa série de retratos que Andy Warhol fez de Mick Jagger. Colagem de foto com ilustração é super característica do rei da Pop Art - e tem gente que já cansou de ver isso, eu sei. Mas o fato é que qualquer Warhol é, sempre, sensacional.

Os retratos foram roubados de uma coleção privada de Buenos Aires em junho de 2005. Em setembro de 2007, foram adquiridos (por um preço bem reduzido) por um americano ainda em BsAs, que contrabandeou as obras para os EUA.

A Interpol argentina recorreu em 2008 à ajuda da Homeland Security Investigations (HSI), uma divisão do departamento da Homeland Security dos Estados Unidos, para localizar as obras e repatriá-las. Esse mês, agentes da HSI as descobriram em uma residência em Phoenix, Arizona, onde foram apreendidas. E, desde sexta-feira passada, voltaram a seu dono argentino.

Warhol retratou o líder dos Rolling Stones em 1975.


imagem - reprodução
via Folha.com

quinta-feira, 24 de março de 2011

Colorphonic



Oba, hoje tem projeto brasileiro no Collecta! A série de posters da banda curitibana Colorphonic poderia figurar fácil, fácil nas páginas do site de referências de design gráfico The Graphic-ExchanGE. Diferente da maioria dos projetos da área, o material foi criado pelo próprio guitarrista da banda, Luciano Costa.

A linguagem diferenciada dos posters, traduz a mistura de sons indie-rock com um pé no pop (assim descrito pela própria banda). Cores, textura, tipos e composição chamam a atenção em meio a tanto material de divulgação de gosto duvidoso, incluindo de muitas bandas do mainstream que tem grana de sobra...

Ainda não ouvimos Colorphonic, mas só pelo material gráfico, vale dar uma conferida no som dos caras.




Mais recente poster para show em Joinville - SC




Capa do álbum





imagens: divulgação

quarta-feira, 23 de março de 2011

Bikes com muito estilo




A cultura de andar de bike nas grandes cidades é ainda algo muito distante do ideal. Pensando nisso, vários ativistas e empresários espanhóis decidiram tomar uma atitude. À frente do grupo está a Hoodbikes, uma marca de Barcelona que, desde 2008, desenvolve modelos "cruiser" (bicicletas de passeio).

O designer e co-fundador da marca, Jordi Sala, explica melhor: "Não é exatamente uma bicicleta voltada para o esporte, apesar de ser sempre uma boa forma de se exercitar. É uma bike para passear, observar e curtir a cidade."

Reinterpretações de bikes cruiser dos anos 2o e 30, as Hoods são puro charme. Confort
áveis, ainda contam com mais um ponto importante: são mais baratas que as similares americanas e européias.

Com tantos atrativos, vai ter muita gente trocando carros e motos por essas lindas magrelas.


Basedas nas bikes de aço dos anos 20, as Hoods são feitas de alumínio.













imagens: divulgação
via: yorokobu

terça-feira, 22 de março de 2011

OsGemeos no Risadaria


Mega painel para o "Risadaria"

É sempre muito bacana postar sobre as obras dos irmãos Pandolfo. A última delas será apresentada na segunda edição do "Risadaria", que começa nessa 4ªf (24) e vai até domingo (27) no Ibirapuera.

Um dos curadores, Marcelo Tas, descreve o desenho como "uma tela antológica com um palhaço patético, solitário no deserto, com seu cachorrinho, procurando público para arrancar uma graninha vendendo graça".

A dupla ficou responsável pela curadoria do espaço Humor no Grafite (Pavilhão da Bienal), que reúne obras de nove grafiteiros, feitas especialmente para o Risadaria.

Boas risadas com muita arte. Taí uma ótima pedida pra quem vai ficar em Sampa.

a

imagens: divulgação
via: guia da folha

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ferrari Configurator



Sim, já disse aqui que eu prefiro Porsche. Mas... não dá pra não sonhar alto e distante com esse divertidíssimo configurador do site da Ferrari.

Todos os modelos do atual portfolio da marca estão lá. Você pode escolher cores da lataria, trocar rodas, escolher entre diversos tons e materiais para bancos e painel, salvar tudo e depois guardar seu possante em uma garagem virtual do site. Até a recentíssima FF já está lá.

Fútil e ilusório, claro. Mas uma delícia.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Projeto Tsunami - colabore, divulgue!


Autora: Martine Fa –
http://martinefa.over-blog.com/


Acompanhamos a todo momento as dificuldades que os japoneses estão enfrentando desde o dia 11 de março. O maior desastre natural em terras nipônicas desperta sentimentos como tristeza, impotência e angústia, mas também traz muita esperança e solidariedade.

O CFSL, um fórum francês dedicado às artes gráficas, ilustrações e quadrinhos, encontrou em seus milhares de colaboradores uma forma de ajudar as vítimas do tsunami.

No dia 15 de março, o fórum recebeu várias ilustras de artistas sensibilizados com o acontecido. Por isso, hoje, foi lançado o Projeto Tsunami (concebido por
Jean David Morvan e Sylvain Runberg), justamente para vender esses trabalhos. Uma forma bacana de arrecadar fundos para a ONG Give2Asia.

Além da venda dos originais, posteriormente será editado um livro com as obras mais significativas. Aqui, mostramos uma pequena parte dos trabalhos que foram cedidos pelos artistas.

Tem muitas ilustras bacanas (outras nem tanto), mas o que vale é a participação e colaboração de todos. Mesmo que você não possa, ou mesmo não queira adquirir um dos trabalhos expostos no site, vale muito divulgar o projeto. Temos certeza de que nossos amigos nipônicos serão eternamente gratos.


Autor: Ideo – http://blog-ideo.blogspot.com/


Autor: Viins – www.viins.net



Autora: Anais B – http://www.anaisbernabe.com/blog/



Autor: GrivertArt - www.grivetart.com



Autor: Giovanni Rigano – http://riganogiovanni.blogspot.com



Autora: Krystel – http://krystelblog.blogspot.com/



Autora: Cali Rezo – http://www.calirezo.com/blog


Autor: Draénouf – http://wonderlapin.blogspot.com/



Autora: Éléonore Della Malva – http://www.poivrerose.fr




Autor: Carole Maurel – http://www.carolemaurel.blogspot.com


imagens: divulgação
Dica de nosso amigo (e grande ilustrador) Silvio Tobias! Valeu, Silvio!