
A Ambev está lançando hoje sua nova marca. Criada pela agência inglesa Wolff Olins.
Segundo o comunicado da empresa, "em um tom de azul mais vivo que a versão anterior, ela mantém a herança da marca e, ao mesmo tempo, apresenta-se mais moderna. Todas as letras passaram a ser em caixa baixa para ressaltar a informalidade e a simplicidade da companhia".
É, a Ambev é bem simplezinha mesmo.
O problema é que essa busca pela aparente informalidade pode ter sido exagerada. Apesar do tipo novo ser bem desenhado, o logo anterior, apesar de não passar a desejada idéia de simplicidade, transmitia algo igualmente (ou até mais) almejado pelos departamentos de marketing de 99% das indústrias mundo afora: solidez.
Valeu a pena mudar?
Concordo plenamente. O novo desenho remete a algo menor, o que não corresponde a grandeza da Ambev.
ResponderExcluirApesar de achar os trabalhos do Wolff Olins referência no meio, será que era necessário requisitar uma empresa de fora para o redesenho do da marca?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGanharam quanto pra dobrar as pernas do M e aumentar a porcentagem do azul?
ResponderExcluir#tenso
@vigoncalves86
Prefiro o anterior, plenamente.
ResponderExcluirTambém prefiro o anterior..... na minha opinião essa tentativa não funcionou muito bem. Parece que cada uma das letras foi tirada de famílias tipográficas diferentes. Harmonia zero.....
ResponderExcluirSó o logo não dá pra avaliar a estratégia direito, né?
ResponderExcluirMas acho que eles perderam sim, essa solidez. Muito bom, Rodrigo! =]
Acho que o que mais tira essa característica é a caixa baixa, o que vocês dois acham?
Grande abraço e já votei no Top Blog 2010!
particularmente gosto muito de logos totalmente em caixa baixa (apesar de não concordar com este discurso de informalidade e simplicidade).
ResponderExcluirno entanto, o logo perdeu totalmente sua força. não transmite mais nada.
ok, aplicado nos materiais é capaz de ganhar alguma personalidade, mas depender das aplicações para ter vida me parece que o trabalho todo foi feito a toa.
Completamente Tendencioso, sem expressão, onestamente me parece marca para laticinios...
ResponderExcluirOs tipos estao muito brincalhoes, desordenados para uma impresa de tal magnitude e proposta multicultural. A simplicidade obtida na marca anterior e visivel ja a nova marca, é notavel um trabalho totalmente tendencioso, "qualidade, sim. Modernidade, sim. Mas simplicidade acima de tudo".
Se a proposta foi uma remodelagem
foi um vergonhoso fracaso, até o logo do carrefour que nao tem leitura, a remodelagem conseguiu obter resultados muito boms.
A o meu ver foi uma inconsequencia.
Sem dúvida a antiga é muito melhor...
ResponderExcluir