sábado, 17 de maio de 2008

Tags espertas






a

Nada como uma boa identidade visual para tornar qualquer produto, por mais comodity que ela seja, em "o" produto.
a
Estes tags são um bom exemplo disso. Tendo como objetivo, criar toda a identidade visual das embalagens da sessão de "organizadores" para a loja Mark&Spencer Lifestore (um espécie de Tok&Stok inglesa), a equipe de designers da Multistorey (Londres), buscaram elementos divertidos para objetos comuns, do dia-a-dia.
a
Basicamente, prevalecem cores vivas e formas que sempre remetem ao produto. Como o tag em forma de CD para um rack, uma maçã mordida para uma lixeira, ou uma forma de camiseta para um cesto de roupa suja.
a




fotos: divulgação

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Arte em concreto


Clique nas imagens para ampliar

a

a

Belíssimo projeto do estúdio de arquitetura, design de interiores e design industrial Transparent House (São Francisco - CA). Uma espécie de repaginada num dos materiais populares - o concreto. De acordo com os criadores, o conceito na utilização de motivos florais em pisos de concreto, é justamente tornar o ambiente um pouco mais aconchegante e dar um pouco mais de vivacidade ao material, que costuma passar a sensação de frieza e austeridade. a



a
a
imagem: divulgação
via: reubenmiller

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Manjericão na Fortune
























Que a gente sempre apostou nos nossos amigos do Estúdio Manjericão, isso não é novidade. Felipe Fatarelli e Lia Penteado, dois dos maiores incentivadores do Collecta, estão sempre por aqui, seja em posts, seja em comentários de leitores.

Mas quando a gente aposta, a gente pensa em ganhar, né não? Ganhamos: os caras foram parar na FORTUNE de New York, uma das maiores (se não for a maior) revistas de negócios do mundo!

Eles criaram uma série de ilustrações para a edição especial anual FORTUNE 500 - que traz a lista das 500 maiores empresas americanas.
























Mais um exemplo de talento brazuca sendo descoberto pelo mundo. Mas confesso que, quando se trata de amigos, isso tem um gostinho especial.


Um conceito, muitas variações


a

a

Essa prática de ter mais de uma versão de capa é fantástica. O designer gráfico Anthony Burrill criou um poster/conceito, todo em all-type com a seguinte frase: " Work Hard And Be Nice To People" para a revista de design Wallpaper. O resultado ficou tão bacana que foram desenvolvidas 4 variações do mesmo tema, para a próxima edição. Não sabemos se vai vingar, mas a Wallpaper tem tradição em fazer múltiplas capas para uma mesma edição.
a
No Brasil, que eu me lembre, as únicas publicações que tiveram mais de uma versão, foram direcionadas ao público masculino. Bem que isso poderia se estender as raras publicações da área de design.
a
Tudo bem, sabemos que o custo é muito maior...mas não custa sonhar... :)
Enquanto isso, alguém tem cinquentinha pra emprestar? Ora, a Wallpaper (aqui no Brasil) é uma pechincha, não?
aa
fotos: divulgação

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Domingão com musicão


Para quem curte boa música e vai estar aqui em Sampa no dia 1º de junho, terá o privilégio de ver o show de dois grandes artistas - a cantora de Soul e R&B Macy Gray e o legendário compositor e músico de jazz Herbie Hancock, de graça, no Parque Villa-Lobos.



Sobre Macy Gray
a
Nascida no dia 6 de setembro de 1970, em Canton, em Ohio, Natalie McIntyre, mais conhecida como Macy Gray, é famosa por sua voz rouca. Fã de R&B desde pequena, a cantora costumava ouvir os discos de seu pai, compostos basicamente por astros como Sly Stone, James Brown, Marvin Gaye e Stevie Wonder (timinho fraco, de amadores!!!) e entrou tarde no mundo da música, começando a cantar publicamente com quase trinta anos.
A
Tendo como produtor Andrew Slater (Fiona Apple, The Wallflowers), a cantora lançou seu primeiro disco, On How Life Is, em 1999. O álbum, cheio de soul e R&B moderno, vendeu mais de dois milhões de cópias só nos EUA e rendeu a Macy o Brit Awards de Melhor Artista Solo Internacional e Revelação Internacional e o Grammy Awards pela canção "I Try". No mesmo ano, a soul sister ganhou um disco quádruplo de platina.
a
a

Sobre Herbie Hancock
a
Herbert Jeffrey Hancock nasceu em 12 de abril de 1940 e começou a tocar piano com sete anos. Depois de estudar música na Faculdade de Grinnell, Hancock foi convidado por Donald Byrd em 1961 para integrar o seu grupo em New York. Logo em seguida, a gravadora Blue Note lhe ofereceu um contrato para gravar o seu primeiro álbum "Takin Off".
a
Em maio de 1963, Miles Davis o convidou para participar de seu quinteto e por lá ficou durante cinco anos, tempo em que absorveu as influências do mestre, deixando o piano acústico e aderindo ao piano elétrico. Enquanto mantinha sua carreira solo, também gravou em muitas sessões produzidas por Creed Taylor e elaborou sua primeira trilha sonora para o filme "Blow Up - Depois Daquele Beijo" de Michelangelo Antonioni.
a
Após deixar a banda de Davis em 1968, Hancock gravou o álbum funk "Fat Albert Rotunda" e em 1969 formou o sexteto Headhanters, grupo de jazz-rock que utilizava de sintetizadores a piano elétrico. No grupo, todos os nomes dos músicos foram vertidos do inglês para o africano e Herbie ganhou a alcunha de Mwandishi. Em 1973, Hancock se separou da banda e passou a estudar budismo, tendo como objetivo tornar as platéias mais felizes. É um dos monstros sagrados do jazz e continua na ativa até hoje. Seu último álbum, River, de 2007, é antológico e traz uma coleção de canções, vocal e instrumental, compostas ou influenciadas por Joni Mitchell.
a
Ou seja, motivos de sobra para conferir esse showzaço! Uma ótima pedida para conhecer mais a levada da Black Music/Jazz /R&B e Soul.
a
Anota aí
Telefônica Open Jazz
Macy Gray e Herbie Hancock
Data: 01/06/2008
Local: Parque Villa Lobos
Endereço: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 1655 - Pinheiros - SP
Horário: 15h
Entrada gratuita.
a
imagens: divulgação
fonte: JazzMasters

terça-feira, 13 de maio de 2008

Fino da cerâmica












a
Delicado e original trabalho da ceramista argentina Lola Goldstein.
a
A venda no Tienda Malba (Buenos Aires).
a
fotos: divulgação

Você sabe o que você come?







Excepcional campanha "Do you know what you eat?" para o Greenpeace.
Um casamento perfeito entre design da imagem, redação e direção de arte.
a
imagens: divulgação

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Risca aí


Além de ser totalmente reciclado (lápis e caixa), a esperta embalagem, utiliza-se de um lápis como fecho, dispensando qualquer tipo de cola para o acabamento.

a

Taí um ótimo exemplo de design limpo, simples e funcional.
a
imagens: Frost Design

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Sobre arte e livros





Americano de Los Angeles, Mike Stilkey tem um estilo próprio e inusitado de criar. Utilizando um mix técnicas de pintura, suas obras mais fascinantes tem como pano de fundo, livros antigos empilhados em vez das convencionais telas. Com isso, suas obras ganham tridimensionalidade, transformando-se em pinturas-instalações.
a
Seus personagens poéticos, melancólicos e introspectivos, parecem habitar um mundo distante, que às vezes remete aos traços finos e detalhados da dupla de graffiti osGemeos e das criaturas góticas de Tim Burton.


Clique nas imagens para ampliar

Instalação em Milieu Galerie/Artspace "An Occasion of Wonder," abril 2008
a

"When the Animals Rebel ", junho 2007. Abaixo, detalhe da instalação.
a



BLK/MRKT GALLERY "Horse Stories," junho 2007
a
imagens: mikestilkey

Na parede


Isso sim é um verdadeiro calendário de parede. No fim do ano pode se transformar em um verdadeiro mural artístico! Com uma passada de olhos, lembrar de tudo que aconteceu durante todo o ano...
a
Projeto de Chistiaan Postma.
a
imagem: divulgação


quarta-feira, 7 de maio de 2008

Smart rollers

















Impagável. Vi no Carscoop.


foto - divulgação

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Raspa de tacho



Essa é para os amantes de iogurt. A colher foi de batizada com o sugestivo nome de Yoghurt Spoon pelo designer Nojae Park.








Ó quanta alegria...
a
imagem: divulgação
via: swissmiss