segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hertz: agora sem sombra












Muito discretamente, sem nenhuma campanha ou alarde qualquer, a Hertz, maior companhia de aluguel de autos, mudou sua famosa identidade (depois de detalhadas pesquisas com consumidores).

O que se nota é uma lição de como atualizar uma marca sem recorrer a modismos. O lettering é mais suave. E a força da história da marca continua presente no amarelo, que agora vai para o fundo - aliás, essa cor é tão "Hertz" que, como disse o pessoal do blog "Brand New", o lettering poderia até vir em "Comic Sans" que as pessoas nos aeroportos da vida nem titubeariam: é a Hertz.

Simplificado, sem aquela sombra que hoje soa exagerada, mantendo a identidade na cor e no italico e um "rtz" fluido. Resumindo: um bom redesign de marca.

via brand new

É batata!


Clique na imagem para ampliar

É quase surreal. A Tai School, convidou o Studio Copyright de Barcelona, a participar de uma exposição sobre tipos maiúsculos (Capitulares), sugerindo que a criação fosse baseada na letra Ñ, a mais representativa da língua espanhola. Até aí, tudo bem. Foi então, que o designer do estúdio, Joel Lozano, criou o tipo feito com carimbos de batata cuidadosamente talhadas! A ideia surgiu de um dos pratos mais populares do cardápio espanhol, a "Tortilla de patatas" ou omelete de batatas.



o instrumento...


(literalmente) a faca especial (ou corte de faca)...


Um forma...


todas as formas...




testes...


haja batata...


...esses espanhóis são f*** hein? "Perfecto"!

Ao observar um trabalho desses, penso em como é importante rever a forma de se pensar e fazer design gráfico. É queridos leitores, por vezes, voltar aos primórdios se faz necessário.
a
imagens: divulgação
via: thestrangeattractor

domingo, 4 de outubro de 2009

pré-Pixel: MusaWorkLab

















Continuando a série diária pré-Pixel, agora vamos falar de outro estúdio que terá representantes palestrando no Pixel Show 2009: o MusaWorkLab, de Portugal.

Em outubro de 2003, os designers gráficos Paulo Lima, 35, e Ricardo Alexandre, 32 (palestrantes do Pixel) montaram, em parceria com Raquel Viana, o MusaCollective. O projeto reunia uma nova e jovem linhagem de talentos portugueses e deu origem ao “MusaBook – From Portugal to Everywhere”, um livro que apresentava peças e artistas do design gráfico lusitano emergente. A iniciativa gerou um tour por países da Europa e Ásia, o que resultou em inúmeros projetos internacionais como: campanha da L'Oreal Paris, exposições coletivas, livros de design gráfico e participações em canais de TV de todo o mundo. A criatividade dos artistas fez com que o MusaCollective fosse considerado pela revista Americana I.D. um dos 40 coletivos de referência do período.

Atualmente, o MusaWorkLab desenvolve trabalhos de destaque na área cultural e acumula projetos junto a marcas como Playstation, Miss Sixty e Moët&Chandon.

“Queremos aproveitar essa oportunidade para partilhar nossa história e experiências e, com isso, divulgar o design português”, comenta Lima, sobre a palestra no Pixel Show.

Veja, nessas imagens, alguns trabalhos do Musa. Quer saber mais detalhes sobre eles? Clique aqui.

E não se esqueça que a venda online de ingressos vai até quarta.







































imagens - divulgação

sábado, 3 de outubro de 2009

pré-Pixel: Digital Domain

















Como vocês sabem o Collecta está apoiando o Pixel Show 2009, que vai acontecer nos próximos dias 10 e 11 de outubro (próximo final de semana). Pra aquecer, daremos início hoje à série de posts diários "pré-Pixel". E o primeiro destaque vai para o diretor de arte David Rosenbaum e o Digital Domain, prestigiado estúdio de efeitos visuais.

Entre os clientes do estúdio, estão nomes como Saab, Nike, Microsoft, Epic Games e Hummer. Eles já realizaram trabalhos com diretores de nome, como Carl Rinsch, Joseph Kosinski e David Fincher. Aliás, a Digital Domain foi responsável pelos impressionantes efeitos do filme "O Curioso Caso de Benjamin Button".

Quer saber mais - e ver um "behind the scenes" do projeto Benjamin Button? Clique aqui.

E lembre-se: as vendas online para o Pixel Show vão até quarta (07/10). Se você não garantiu seu ingresso ainda, corra... pra cá.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cada cabeça, uma cabeleira





Esse é um projeto que nos faz abrir aquele sorrisão. Ter a liberdade de montar um cartão de visitas, com uma infinidade de combinações de cabeças e cabelos, faz desse conjunto de carimbos, um projeto lúdico e irresistível. Ah, como eu queria um kit desses para mim! =D





A "Get Up Printing Kit (expert hair cutting)" é mais uma super criação da Alexis Rom Estúdio.

imagens: divulgação

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mel orgânico





Quando pensamos em produtos orgânicos, a primeira imagem que vem à mente são embalagens com a estética de reciclato ou algo do tipo. Até que o designer sul-africano Marcel Buerkle (já foi notícia aqui no collecta com seu Quick Fruit), resolveu seguir o caminho inverso. E olha que resultado supreendente para uma embalagem-conceito de mel orgânico! Reparem que os elementos que compõem o rotúlo são extremamente simples, mas que em conjunto, agregam um valor absurdo ao produto.




Elementos simples compõem esse belo projeto.








Projetando...
a
imagens: divulgação
via: thedieline

domingo, 27 de setembro de 2009

Tudo junto no Gamela



















Criado pelo pessoal do Projeto MLD (escritório de design de produto situado em Joinville-SC), esse é o Gamela.

A proposta aqui é diminuir a quantidade de coisas à mesa. Pires, prato para lanche, prato raso, prato fundo etc... tudo isso dá lugar a uma única peça (em cerâmica esmaltada) acompanhada por um bowl (que pode servir como copo, xícara, caneca ou sopeira). Se quiser, dá até pra servir o prato principal junto com a sobremesa.

Segundo o MLD, a substituição de um jogo de jantar tradicional por Gamelas traz economia por vários lados: mais espaço livre no armário, menos tempo e água na hora de lavar (se for botar na lava-louças, é menos gasto de energia). E menos caretice à mesa.

Gostou? Está à venda aqui.

















fotos - divulgação
Esse post veio de uma dica boa do Jorge (que não deixou sobrenome). Valeu!

Pratos para a Arte


Com látex e spray, osgemeos


"100 comida" por Shirley Paes Leme

Nessa terça, 29, acontece a 12ª edição do leilão Pratos para a Arte, criado pelo museu Lasar Segall. Desta vez, a eclética seleção de artistas inclui Arnaldo Antunes, Paulo Climachauska (do qual já postamos uma ótima exposição) e os preferidos da casa osgemeos. Os lances começam em mil reais e a expectativa é arrecadar 150 mil com as 49 criações. A verba vai para ações educativas e culturais do museu. Mais informações clique aqui.


De esmalte, por Arnaldo Antunes


Rodolfo Parigi


Paulo Climachauska


Cristina Pereira Barreto


Por Emmanuel Nassar


Os fluídos de Rafael Calazans


Com gesso e tela de cobre, do artista plástico Hilal Sami Hilal
a
imagens: divulgação
fonte: jornal Folha de São Paulo

sábado, 26 de setembro de 2009

Cubo-convite





















Originalidade é uma coisa que raramente é vista em convites de casamento. Esse aqui (que bom!) não segue a regra. É um cubinho de madeira.

Criado pelo designer curitibano Oscar Reinstein, traz os dados (nomes dos noivos, dos pais, da igreja etc) dispostos nas seis faces, em um trabalho tipográfico de primeira.

Esse post é mais um fruto do "Sua Dica" (veja mais detalhes na coluna aí ao lado). O Oscar nos mostrou o (ótimo) trabalho dele. Mostre você também o seu.




























imagens - oscar reinstein

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mais Banksy



E nos cantos mais improváveis, as instigantes intervenções de Banksy continuam a brotar...










Diga " Xis"

imagens: divulgação
via:
banksy