segunda-feira, 30 de julho de 2007

Sommelier de café?
















É, hoje o Collecta está um pouco barista, eu confesso. Fruto, provavelmente, de um sábado regado a um pouco de cafeína. Mas o fato é que a recém-chegada rede Starbucks anda oferecendo um diferencial que vale a nota: eles ensinam a degustar café. E gratuitamente (desde que você já esteja consumindo algo dentro da loja, claro). Eu participei de uma dessas degustações dia desses, e vou tentar descrever aqui.

Primeiro passo: cheire o café. Segundo o pessoal de lá, nosso paladar é diretamente influenciado pelo olfato. Faça uma concha com a mão sobre o copo (ou xícara) e cheire profundamente. E descreva esse aroma.

Segundo passo: prove. Acho que nem preciso dizer que o café, nesse caso (e, segundo qualquer barista que se preze, em nenhum caso), não deve ser adoçado. Justamente para sentirmos o sabor verdadeiro. Sorva o café - e é pra fazer barulho mesmo, pois assim ele se pulveriza pela boca toda, permitindo que os sabores e aromas mais sutis alcancem todas as áreas sensoriais da língua. E repare bem onde esses sabores se concentram.

Em seguida, eles repetem a experiência, mas com algum pedaço de bolo ou muffin, dependendo do tipo de café. Justamente para notarmos o quanto o sabor do café pode ser acentuado com o acompanhamento certo.

Poizé. No fim, você sai de lá com uma experiência nova e, de quebra, toma um café bacana (e com algum docinho dilícia) na faixa.

Nenhum comentário: