quinta-feira, 31 de março de 2011

O Boticário: mudar para crescer



Ela já passou por muitas mudanças ao longo de seus 34 anos, tornado-se a maior rede franqueadora do Brasil. O nome "Boticário" surgiu do termo "botica" - como eram chamadas as farmácias de antigamente.


O começo: imagens de fachadas das primeiras lojas da marca.

O fundador e farmacêutico Miguel Krigsner adotou um conceito aplicado em muitas lojas atuais. Mais do que uma simples farmácia, o negócio teria de ser um local aprazível, onde as pessoas se sentissem bem. Em vez dos balcões repletos de remédios, a loja tinha uma sala acarpetada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação da receita. Em substituição aos assistentes, estavam ao balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo, assim, uma imagem de seriedade e segurança.

Hoje os tempos são outros, mas a rede de lojas mantém, de certa forma, a mesma essência. E de tempos em tempos, uma marca de peso com a do Boticário, necessita de um redesenho.

No último domingo (dia 27) a empresa apresentou na TV sua nova campanha institucional. Com o slogan "A vida é bonita, mas pode ser linda", a ação criada pela AlmapBBDO pretende mostrar a sofisticação acessível que a marca representa.

A campanha, acompanhada do logotipo redesenhado, foi fruto de pesquisas constantes com os consumidores dos produtos, junto com estudos qualitativos realizados entre o fim de 2009 e meados de 2010 com o público feminino.
O perfil encontrado foi de uma consumidora otimista, que se valoriza, com equilíbrio e harmonia.



"Percebemos que as pessoas têm orgulho de presentear com produtos do Boticário. Para elas, a marca representa a sofisticação acessível, próxima e sempre alinhada às tendências, o que lhes garante estarem sempre conectadas à moda.", afirma a diretora de marketing e vendas do Boticário, Andrea Mota.

O logotipo já sofreu algumas mudanças ao longo de seus 34 anos, mas a mais recente foi uma surpresa. Criação do estúdio Future Brand, com lettering desenvolvido pelo typedesigner Fabio Haag (da Dalton Maag), o projeto denota sofisticação e ousadia. O famoso verde da marca foi substituído por uma extensa paleta de cores, presente com frequência nos últimos 3 anos do mundo fashion e que são apontadas como as mais fortes para se manter no futuro.




Katya Hochleiner, gerente de mkt da empresa em entrevista para o Brainstorm9: "...o resultado final é sempre alegre e quente. Nós dizemos que é uma logomarca 'no color'"

Ao invés do antigo sublinhado curvo, a letra "B", floreada, ganha destaque. Além de trazer elegância e leveza à marca, certamente vai se tornar o símbolo forte da empresa. A junção da letra "a" com o acento agudo também agrega modernidade ao lettering.




Cores e símbolo: Exemplos de aplicação da nova marca



Impulsionada pelas vendas e pelo novo posicionamento de marca, certamente O Boticário quer deixar de ser apenas um nome 100% brasileiro só para brasileiros. É uma mudança necessária para uma empresa que deseja alcançar outros mercados. E pelo que vimos até agora, por todos os estudos e pesquisas elaborados, sim, eles estão no caminho certo. Basta um pouco de treino para que o público em geral se acostume com a nova ideia.

E para quem quiser conferir a novidade, a loja do Shopping Morumbi (SP) já conta com a nova fachada. Os primeiros produtos com a nova marca chegam nas mais de 3 mil lojas do Boticário em 11 de abril.

imagens: divulgação
fontes: brainstorm9 / clientesa / casodesucesso / suafranquia / go-to-idee

2 comentários:

Victor Costa disse...

A postagem, apesar de postada em 31/03/2011, parece ser fake... Se for verdade, nao gostei. Poderia ser mais clean.

Erika Tani Azuma disse...

Como assim, fake? A campanha foi lançada no domingo no intervalo do Fantástico. E se vc olhar o site do Boticário...

Mas respeitamos sua opinião. Muitas pessoas gostam, outras não. É sempre bom saber o que todos acham! ;)