segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Marisa urbana



Marisa Monte é daqueles artistas que podem se dar ao luxo de lançar um álbum a cada 5 anos. A cada lançamento, dá-lhe capas de cadernos de cultura nos jornais, especiais de TV, turnês gigantes, uma infinidade de entrevistas. Passando tudo isso, ela se recolhe. E quando Marisa volta, nunca traz pouca coisa... por exemplo, o que era pra ser o álbum anterior foi um lançamento simultâneo de dois, "Universo ao Meu Redor" e "Infinito Particular" (em 2006).

Agora ela voltou de novo. Pra lançar "O Que Você Quer Saber de Verdade", um álbum um pouco mais solto, sem compromisso de ser pop ou samba. Pra ouvir em casa, refestelado no sofá, mais ou menos como diz a faixa 10 ("Hoje Eu Não Saio Não"). Alegre, à vontade.

Só que o nosso objeto aqui nesse post não é a avaliação da qualidade musical. Vamos falar é de capa, encarte, bolacha... projeto gráfico. Que ficou a cargo do estrelado diretor de arte Giovanni Bianco - que trabalha bastante com Madonna, fez a última capa da Mariana Aydar e está trabalhando no próximo da Roberta Sá - e seu GB65. Ou seja, Bianco é o Gringo Cardia dos anos 2010.




Ruídos, cores vibrantes, intervenções diversas, pinceladas, Pop Art. Urbano, bem urbano. Marisa andando, correndo. Tipografia escrita a mão, grifada, pintada. Dá até pra se falar em street art sem exageros.

Pop. Alegre, como as faixas do álbum. As fotos são de Tom Munro e Dora Jobim, e o tratamento das imagens ficou a cargo de Alex Wink (Studio AW).

O clip de "O que você quer saber de verdade" (faixa título, veja abaixo) segue o projeto. Segundo a própria Marisa Monte, os cenários dos shows (que virão em 2012) terão também essa mesma cara.



Independente de se gostar ou não de Marisa Monte, esse é, de fato, um dos melhores projetos gráficos do ano.




fotos - collecta estúdio
vídeo - marisamonte.com.br

2 comentários:

fabi disse...

Adorei o post gente! Ficou mesmo show de bola o projeto gráfico! Bjs.
Fabi

renannn disse...

Realmente ficou street art legal esse encarte!
Realmente está até com uma cara Madonna/Music...
Mas sem dúvida um bom trabalho!
Agora ouvir o cd...

abraços!