quinta-feira, 10 de abril de 2008

Exposição "Diálogo Concreto"


a
Essa é uma ótima dica cultural para os cariocas ou para quem vai passar por esses dias no Rio. A Caixa Cultural Rio está com a exposição "Diálogo Concreto – Design e Construtivismo no Brasil". A mostra lança um olhar incomum sobre a obra de grandes artistas brasileiros que participaram das vanguardas construtivas nas décadas de 1950 e 1960, apresentando seus trabalhos como designers em um diálogo direto com as obras que realizaram como artistas plásticos.
a

Abraham Palatnik, Alexandre Wollner, Almir Mavignier, Aluisio Carvão, Amilcar de Castro, Antonio Maluf, Geraldo de Barros, Lygia Clark, Lygia Pape, Mary Vieira e Willys de Castro aplicaram em seus trabalhos como designers princípios visuais, estéticos e conceituais do construtivismo. Participantes dos movimentos Concreto e Neoconcreto, estes criadores eram tributários da Bauhaus e do De Stijl, movimentos que defendiam a existência de “artistas totais”, que integrassem artes plásticas, arquitetura e design.
a
a
a
Um dos destaques da exposição são as embalagens criadas por Lygia Pape, ao longo dos anos 1960, para os biscoitos e massas Piraquê. Lygia aplicou no desenho das embalagens os principais jogos óticos usados pelo construtivismo. Fotografias dos biscoitos foram transformadas em formas geométricas, que se sobrepõem em planos e contraplanos e criam seqüências matemáticas no espaço.
a
As cores básicas e a tipologia – toda em letra minúscula – são uma marca do período. Criou-se, também, um jeito novo de embalar os biscoitos, permitindo que, em vez de latas ou caixas, como era comum na época, as embalagens ganhassem formas de sólidos geométricos, como paralelepípedos (caso do biscoito Cream Cracker) ou cilindros (caso do biscoito Maria).



Outras embalagens importantes foram as feitas por Alexandre Wollner para as sardinhas Coqueiro, em 1958. O público terá a oportunidade de ver o estudo para a logomarca e sua aplicação nas latas. Também poderá verificar como o artista parte de círculos sobrepostos e cortados para dar forma ao coqueiro do logotipo.

E esperamos que essa bela exposição chegue em São Paulo para conferirmos de perto os belos trabalhos desses pioneiros do design e da arte no Brasil.
a
Serviço
Exposição: “Diálogo concreto – Design e Construtivismo no Brasil”
Local: CAIXA Cultural Rio – Galeria 3
Av. Almirante Barroso 25 – Centro (ao lado da estação Carioca do Metrô)
( 2544-4080 / 2544-7666
Site: http://www.caixacultural.com.br/
Temporada: de 25 de março a 27 de abril de 2008
Horário: de terça a domingo, das 10h às 22h
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais
Visitas guiadas para escolas com agendamento prévio

a

4 comentários:

andressa lessa disse...

oba!
estarei lá.

beijos

Lucas Pires disse...

to estagiando num escritório bem na frenta da caixa cultural.
todo dia bato o meu ponto na galeria 3 pra absorver um pouco daquilo tudo.

Rodrigo Disperati disse...

Bacana, aberinkula!! Eu queria demais ver essa expo... tô torcendo pra vir pra SP depois!

Sarkis disse...

Muito bom! Vocês deviam postar mais coisas sobre o Rio de vez em quando ;)

abraços!