quarta-feira, 9 de abril de 2008

Renault inaugura estúdio de design no Brasil

















por Alberto Polo Júnior, do site Interpress Motor

Precisando aumentar suas vendas no mercado latino-americano, a Renault inaugura o seu primeiro estúdio de design no continente. O Renault Design América Latina (RDAL) começa a operar na cidade de São Paulo e tem como objetivo desenvolver produtos cada vez mais específicos para os consumidores locais.

"A criação do RDAL está em linha com os objetivos de potencializar nossas operações na América Latina. Uma vez perto do mercado e atentos às suas tendências, podemos trabalhar com mais agilidade e eficiência para atender aos desejos e demandas específicas do consumidor da região", afirma Jérôme Stoll, presidente da Renault do Brasil e diretor-geral da Renault Mercosul.

Além do Brasil, a Renault mantém centros de design na Espanha (Barcelona), na França (Paris), na Coréia do Sul (Seul), na Índia (Mumbai) e na Romênia (Bucareste). Todos eles foram criados e são dirigidos por Patrick le Quément, vice-presidente sênior de design da empresa.

De acordo com a Renault, a cidade de São Paulo foi escolhida devido ao seu desenvolvimento econômico, diversidade cultural e movimento artístico em constante evolução, além da alta concentração de escolas de design. O RDAL fica no bairro dos Jardins, apontado com uma região com muitos ateliês, showrooms e estúdios de arte, design, arquitetura e decoração.

A equipe do RDAL é comandada por Vincent Pedretti, designer chefe do Renault Design América Latina, e opera com especialistas em desenho automotivo brasileiros, argentinos, colombianos e franceses. "O estúdio credencia a marca a desenvolver todo o projeto de um veículo, desde o primeiro esboço ao protótipo final. Além de diversificar as nossas fontes de criação, o RDAL permite inserir o DNA latino-americano em nossos projetos", explica Pedretti.

















Com o estúdio brasileiro, a Renualt lança o do projeto Meu Primeiro Renault, que vai convidar e acompanhar estudantes de design e desenho industrial das faculdades Faap, Mackenzie, Senac, Facamp (Campinas, SP) e Universidade Positivo (Curitiba) na criação de carros-conceito.

Os melhores projetos serão expostos no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e o vencedor ganhará um estágio no estúdio paulistano da Renault. O segundo e terceiro lugares terão bolsas de estudo para que possam se especializar em design automotivo.


fotos - divulgação
via interpress motor

3 comentários:

Linhas do Brasil disse...

Muito boa a idéia. O ambiente parece ser bem legal também.
Só não achei o site! Será que tem?
Abraços
Felipe L Fatarelli

Rodrigo Disperati disse...

Fala cara... Acho que não tem site específico dessa área da Renault não...
Abraços!

Anônimo disse...

Grande iniciativa da Renault.

Os designers brasileiros estão ganhando projeção mundial.

Aproveito para desejar boa sorte a meu colega de curso, Edenilson Maciel, um dos selecionados para representar a Universidade Positivo.