sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fora do óbvio



Eu nunca fui um fã ardoroso de Ferrari. Apesar da indiscutível qualidade técnica e desempenho sempre atrelados a seus modelos, eu sempre achei que a marca tinha um pézinho no cafona - os Porsche sempre me seduziram mais.

Na minha modesta opinião, a Ferrari poucas vezes ousou em sua história, principalmente nas últimas décadas: seus modelos nunca variaram das configurações coupé e conversível - isso sem contar o mito-clichê da cor vermelha em suas carrocerias. Tudo sempre igual.

Mas hoje a marca de Maranello resolveu calar a minha boca: ao substituir o (belo, porém mais um) coupé 612 Scaglietti, apresentou algo que quebra com vários paradigmas de sua história: um belíssimo "shooting brake" (misto de coupé e perua) de tração 4x4. É o FF.

Sim, pessoal, é uma Ferrari com tração nas quatro rodas, e um porta-malas gigante. Lá dentro cabem 450 litros, mas os bancos rebatem (!), abrindo espaço para 800 litros de bagagem. E muito espaço para motorista e todos os passageiros. Mas o desempenho esportivo não foi deixado de lado, graças ao motor 6.2 V12 de 660 cavalos.

Linhas limpas, simples, elegantes. Nenhuma opulência (fora o motor ultrapotente). Praticamente uma Ferrari pra usar no dia-a-dia.

Nunca é tarde pra sair do óbvio. Hoje, certamente a Ferrari chateou alguns "puristas", porém, conquistou mais uma boa parcela de fãs.




imagens - divulgação
via autoblog

Um comentário:

Audemaro disse...

Caro amigo, a Ferrari inovou...tem responsabilidades em ter apresentado muitas soluções técnicas que estão a ser, felizmente, "banalizadas" (ex. caixa sequêncial). Quanto à inovação, queres dizer, design? Pois olha que quanto à Porsche, além das variantes 911... tivemos em toda a sua história, não falemos dos insucessos (a marca não merece!) o Cayenne e Panamera! não diga que 250 GTZ, o 250 California, 250GT. Ah! Eu também gosto da Porsche....