quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A vibração de Françoise Nielly
























Impossível passar batido pela obra da francesa Françoise Nielly. Eu, pelo menos, fiquei um tempo sem conseguir tirar os olhos, enfeitiçado pela profusão de cores e visível paixão que salta dessas pinceladas. Pinceladas que, aliás, são feitas com ferramentas de jardinagem, em telas grandes, bem grandes.

Interpretar luz, sombra, brilho e contraste com cores berrantes pode ser um risco. Pra Françoise, é certeza - de resultado espetacular.



















imagens - divulgação
via
the cool hunter

Citroën Revolte - ou o novo 2CV

















Em julho, ao falarmos do clássico Citroën DS, dissemos que a montadora francesa planejava criar uma sub-marca, com produtos diferenciados e mais vanguardistas. O nome dessa sub-marca? DS.

Eis que os primeiros rebentos desse projeto estão agora no Salão do Automóvel de Frankfurt, e um deles é esse aqui: o Revolte.

O Revolte tem clara inspiração no design de outro clássico francês, o pequeno 2CV. A grade dianteira, o teto retrátil e arredondado, a base bem curvada das portas, tudo faz lembrar o antigo Citroën. Mas estamos no século 21, e esse aqui agora tem propulsão híbrida, é bem equipado e anda bem mais rápido que o velhinho (veja um detalhe do 2CV aqui).

Assim como os MINIs aí do post abaixo, o Revolte vai chegar às concessionárias da França. Só não se sabe quando.

















imagens - divulgação
via
autoblog en español

MINIs para Frankfurt: Coupé e Roadster

















Inicialmente os dois serão mostrados apenas como carros conceito, no Salão do Automóvel de Frankfurt - que está comecando agora. Mas os planos são mais ambiciosos.

Os MINI Coupé e Roadster estarão disponíveis nos concessionários da marca. Quando? Não se sabe, mas não deve demorar. E, já que eles vão chegar às ruas da Inglaterra, ver um desses nas ruas do Brasil (onde a MINI está vendendo mais que o esperado) é questão de (mais) tempo.

Veja mais aqui e aqui.


foto - divulgação
via autoblog

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pixel Show - preço menor vai até amanhã!










A boa notícia é que a Zupi resolveu esticar o prazo pra você comprar, antecipadamente, ingressos para o Pixel Show 2009 por um preço mais baixo. A má notícia é que esse prazo espichado está acabando, vai até essa quarta. Pra ver os valores, clique na imagem abaixo pra ver maior. Pra comprar, clique aqui.

Sobre os palestrantes (clique nos nomes para entrar no site de cada um e saber mais):

DIGITAL DOMAIN - efeitos visuais (EUA)
O talento de David Rosenbaum com uma câmera e sua experiência como diretor de arte deram a ele as ferramentas necessárias para entrar no prestigiado estúdio de efeitos visuais Digital Domain. Entre os clientes do estúdio, estão nomes como Saab, Nike, Microsoft, Epic Games and Hummer. Durante a trajetória no mercado, o estúdio realizou trabalhos com diretores de nome, como Carl Rinsch, Joseph Kosinski, and David Fincher. Curiosidade: a Digital Domain foi responsável pelos ótimos efeitos do filme "O Curioso Caso de Benjamin Button".

MOLLY CRABAPPLE - ilustração (EUA)
Molly Crabapple é desenhista, empreendedora, ex-modelo artística e dançarina burlesca. Nascida Jennifer Caban, cursou ilustração no Fashion Institute of Technology, em Nova York, e idealizou o Dr. Sketchy's Anti Art School – um projeto experimental que une a Escola de arte e o Cabaret. Suas ilustrações já estamparam as páginas de importantes publicações como The New York Times, Wall Street Journal, Marvel Comics e Playgirl. E agora será capa da Zupi.

MUSA - ilustração e design (PORTUGAL)
MusaWorkLab é uma empresa de design portuguesa, sediada em Lisboa, que tem como objetivo central promover o design lusitano no âmbito internacional e explorar as suas mais diversas vertentes. Além de projetos de sua autoria, MusaBook e NLF Magazine, possui clientes como Playstation, Miss Sixty e Moët&Chandon. Um leque de trabalhos sobre os quais nos falarão, ao vivo e a cores, na edição do Pixel Show São Paulo.

NELSON BALABAN - XTRABOLD - ilustração e design (BRASIL)
Nelson Balaban, com apenas 20 anos, é diretor de arte, ilustrador e designer. Diretamente de seu escritório, num bairro afastado do centro de Curitiba, Nelson trabalha com diversos profissionais, estúdios de animação, agências de publicidade e marcas mundialmente famosas, carregando na bagagem clientes como Adidas, Coca-Cola, Lobo e Nike. Nelson compartilhará as experiências dos últimos anos de sua carreira como profissional independente.

RICO LINS - ilustração e design (BRASIL)
Designer e Diretor de Arte, Rico Lins atuou nos últimos 25 anos entre Paris, Londres, New York, Rio e São Paulo, em projetos para clientes como CBS Records, Time Warner, NY Times, Newsweek, MTV Network, etc. Vencedor de diversos prêmios, em 2009 realizou a exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira”. Professor, palestrante e curador, tem Master pelo Royal College of Art de Londres e é membro da AGI - Alliance Graphique Internationalle.

ESTÚDIO ÁRVORE - moda, design e ilustração (BRASIL)
Criado em abril de 2007, o estúdio Árvore trabalha com direção criativa para empresas de moda, publicidade e promoção. Sob a direção de Vitor Santos e Rogério Hideki, que passaram por empresas como Zoomp, Alpargatas, Cavalera, Redley e V.ROM, o estúdio trabalha com profissionais da área de design gráfico, estilo, styling, desenvolvimento de produto e cenografia. Entre seus clientes, estão: Banca de Camisetas, C&A, Cantão, Dzarm, Fiat, Melissa, São Paulo Fashion Week.

CUBO.CC - games e webdesign (BRASIL)
A CUBOCC é um misto de agência e produtora, sediada em São Paulo. Com quase cinco anos, a CUBOCC conta hoje com 85 colaboradores e atende a clientes como Unilever, Pepsico, Google e Levi's, criando projetos nacionais e internacionais para múltiplas plataformas. Martini, R. é sócio e Chief Creative Director da CUBOCC.

SANTA - motion (BRASIL)
A Santa é um estúdio de motion graphics, baseado em Porto Alegre. Fruto da vontade de amigos de levar mais a sério a animação numa época onde a internet não permitia tal luxo, o estúdio mistura design com storytelling e já dirigiu filmes para marcas como Absolut, MTV, Diadora, Close-up, Axe, Fox e Adidas. Agora começam a trabalhar com a direção de filmes para internet, resgatando assim o background interativo e fazendo disso um diferencial.

SESPER - design (BRASIL)
Alexandre “Sesper” Cruz é artista plástico, designer gráfico, músico, documentarista e curador, muito conhecido pelo seu mix artístico. Totalmente influenciado pela música e pela cultura do skate, Sesper passou sua adolescência construindo rampas e criando fanzines que documentavam a cena de skate. Hoje é membro do conceituado coletivo Famiglia Baglione e tem participado de inúmeros live paitings e instalações em galerias no Brasil e no mundo.

DIGUINHO - tatuagem (BRASIL)
Diguinho, 31 anos, é tatuador profissional desde 1998. O artista é formado pela Escola Panamericana de Arte e cursou também a ABRA (Academia Brasileira de Arte). Após uma trajetória marcada por muitas barreiras e preconceitos, tendo início no graffiti, Diguinho trabalhou em uma agência de publicidade. Durante todo esse tempo, conciliou o trabalho com a tatuagem, tendo nela seu principal desejo. Traçando esse sonho, Diguinho tornou-se tatuador e empreendedor, formando a Search Tattoo Studio.

O Collecta está apoiando o Pixel Show e nós estaremos lá nos dois dias. Quer mais detalhes? Entra lá no site do evento!


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Afiado


Cuidado ao comer uma sopa de cogumelos...









O ilustrador/designer gráfico Glenn(z) Jones e o seu arsenal de bom humor, sintetizados em traços afiadíssimos.


Segura essa Macgyver...


Eu tenho uma camiseta com essa estampa! =) via Threadless




Cannibal


a
imagens: divulgação
via: behance

domingo, 13 de setembro de 2009

Collecta ganha o Top Blog!!


















Nesse sábado fomos à entrega dos prêmios Top Blog - o Collecta, como muitos já sabiam, estava no Top 3 (ou seja, pelo menos o terceiro lugar já estava garantido).

E acabamos ganhando o primeiro lugar na nossa categoria (Comunicação - Blog Profissional - Juri Acadêmico). Ficamos tão surpresos que demoramos a nos levantar pra subir ao palco, mas fomos lá, agradecemos, fizemos fotinho e pegamos nosso troféu e o certificado. O troféu, aliás, é bem bonito, feito em vidro, criação da artista plástica Elvira Schuartz.

Vale dizer que a premiação foi muito bem organizada. Não foi cansativa, fluiu de forma agradável, com uma mesinha redonda inicial entre blogueiros de áreas diversas - Gustavo Guanabara, Milton Jung, Max Fivelinha e Vovó Neuza (sim, uma simpática senhorinha de 79 anos que mantém dois blogs). Depois entrou o humorista Sérgio Rabello, que continua afiadíssimo depois de tanto tempo de stand-up. E, por fim, a premiação.

























Erikinha, logo que a gente chegou...




















...e a minha empolgação, ainda antes de saber do prêmio.





























Antes da premiação, uma rápida mesa-redonda com Gustavo Guanabara, Milton Jung, Max Fivelinha e Vovó Neuza.




















Sérgio Rabello, um dos pioneiros do stand-up comedy no Brasil...




















...e os felizes Collectas Erika e Rodrigo, já com carinhas de bobos e prêmio nas mãos!


Aproveitamos pra dizer, aqui, o quanto isso nos deixou felizes. O Collecta começou de forma despretenciosa (mas nem por isso desleixada), com o tempo fomos conquistando espaço, os page-views foram aumentando, contatos foram se estreitando. Mas uma coisa não mudou desde o primeiro post: o prazer que a gente tem em falar do que a gente gosta, do que a gente acredita.

E a você, leitor antigo ou recente, agora mais do que nunca... muito obrigado. Mesmo.


fotos - nós, orasbolas...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Collecta Estúdio no Collecta Blog



















Poizé, nós sempre mostramos trabalhos de muita gente pelo mundo. Mas... raramente mostramos os nossos. Portanto, tá na hora de aproveitarmos pra vender um pouquinho o nosso peixe por aqui.

Esses são alguns painéis de ambientação de stand que o Collecta Estúdio fez para a Alimport. A feira era a House & Gift Fair 2009, que rolou em agosto - e o stand fez sucesso (ufa!).

E o Collecta não ficou só no design. Alguns desses painéis foram instalados por nós mesmos - e também trabalhamos bastante no posicionamento dos produtos dentro do stand. Ou seja, medo de pôr a mão na massa é uma coisa que realmente não rola por aqui.

































































Latas de Pantone





















Já pensou poder pintar, você mesmo, uma cadeira inteira em Pantone 151C? Ou grafitar num Pantone vermelhão 485?

Calma, isso ainda não é possível. Mas não custa viajar um pouco, como fez o artista Nico189 em seu projeto pessoal “PANTONECANS®” - sem intenção alguma em comercializar as latinhas.

via lovely package
foto - divulgação

As capas nascapas




















Um blog só de capas de revistas. Sim, de todos os tipos, de todos os cantos. Referências pra todos os gostos. Vale a visita. http://nascapas.blogspot.com/

O Carrefour e o arco-íris



Com mais de 15.000 lojas em 35 países, a rede de supermercados Carrefour resolveu redesenhar sua marca. Com uma identidade forte e intocável até hoje (a primeira loja foi inaugurada em 1966), a multinacional lançou uma nova campanha na Europa, intitulada "Positive is Back", já com novo lettering e com o símbolo ligeiramente modificado.

O tipo "typewriter" foi substituído por um lettering com cantos arredondados e fluídos. Com isso, o símbolo ganhou novas curvas, já que a letra "C" inserida no diamante é extraída do lettering.



Até aí, tudo bem. Acho importante uma multinacional como o Carrefour repensar seu símbolo maior, para manter a marca atualizada. Agora vem a surpresinha. Nessa nova identidade, foram introduzidas gamas de gradiente que serão utilizadas em material de PDV e sinalização. Isso sim me fez suar frio...






Mais imagens do arco-íris aqui

Agora é esperar e ver se essa nova identidade (com todas as suas matizes) vai realmente vingar no mundo todo.

imagens: divulgação
via: underconsideration

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dia-a-dia





Já que enxugar a louça é um ato um tanto quanto monótono, que seja com panos de prato com estampas bacaninhas como esses da 2modern.




a
imagens: divulgação
via:
2modern

Primavera dos Livros 2009



Acontece à partir de amanhã a 14ª edição da Primavera de Livros. Organizada pela LIBRE - Liga Brasileira de Editoras, a mostra deste ano ressalta a "bibliodiversidade" - as diferentes formas de ler o mundo. Na área de design, destaque para publicações da Editora Rosari.

Por isso fiquem ligados. É uma ótima oportunidade de adquirir ótimo livros - muitos difíceis de se encontrar em grandes livrarias. E o melhor, com preços bem camaradas (descontos de 10 a 40%).

Serviço
PRIMAVERA DOS LIVROS São Paulo 2009
- A LIBERDADE DE LER!
Uma festa para o leitor. Um presente para a cidade.

Data: 10 a 13 de setembro de 2009
Horário: das 10h00 às 22h00
Local: Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1000 - São Paulo/SP
Entrada gratuita

a
imagem: divulgação
via: b-coolt