domingo, 7 de setembro de 2008

Capangas direto de Juazeiro


a
O collecta também ganha presentes! Tivemos a honra de ganhar essa bolsa dupla-face, cheia de estilo do nosso amigo artísta Junior Rocha (que também participa do coletivo C.A.I.S), direto de Juazeiro-BA. Na verdade é uma capanga, como o próprio Junior define. Totalmente rústica e ao mesmo tempo moderna, este trabalho é uma belo exemplo do poder criativo brasileiro.
a

a
avesso da capanga
a
Confeccionada em brim e saco de açúcar, pintadas com os nomes dos cabras mais valentes de Lampião, essa pintura foi reproduzida através de um autêntico processo de xilogravura, chapa talhada em madeira de umburana. (difícil de encontrar hoje em dia, principalmente aqui em São Paulo).


Escolha no nome de seu cabra...
A

a
Junior produziu essas capangas em comemoração aos 7o anos da morte de Lampião (Virgulino Ferreira Lampião) e sua mulher, Maria Bonita. Junior ainda nos contou que a idéia partiu da história de que cada mulher do bando tinha sua própria capanga pintada como o nome de seu homem ou cabra.
a
É criatividade pura, mais brasileira impossível! Parabéns pelo trabalho Junior!

Para quem estiver interessado (a), a capanga custa R$ 30,00. Para entrar em contato mande um e-mail para rochajunior9@gmail.com
a
fotos: Erika Tani (ieu mesma!)
texto baseado na carta do Junior, que veio junto com a capanga.

9 comentários:

Rodrigo Disperati disse...

Junior, muito, muito bom esse trabalho! Só faltou o nome "Rodrigo" nessa capanga da Erika (rs)...
Falando sério: como é bom poder divulgar gente bacana fazendo trabalho bacana pelo Brasil!
Valeu mesmo, cara!

Anônimo disse...

Rodrigão meu brother, essa tem um cuidado todo especial para ela e você, mas como os cabras de lampião se escondia no apelidos eu lhe dedico o Corisco de Dadá (Erika), os principais designers do bando.
Obrigado ao collecta por divulgar esse meu novo trabalho.

Muita LUZ !!!

Junior Rocha

Erika Tani Azuma disse...

Oba, agora eu sou a Dadá! :)))

Bj grande e mais uma vez parabéns pelo trabalho Junior!

Rodrigo Disperati disse...

Aê! Eu sou o Corisco!!
Repito o parabéns e agradeço o carinho com a gente.
Abraço!

Aline Bottcher disse...

essa ilustra é PLÁGIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ACESSEM http://luporinidesign.blogspot.com/2008/03/comeando-com-experimentaes.html e vejam a data da criaçao do post!

Erika Tani Azuma disse...

Olá Aline! Sendo plágio ou não, o Junior transformou a ilustra em uma autêntica xilogravura, talhada na madeira e silkada no tecido. Já o artista que você cita, só ficou na ilustra. Com isso ganhamos 2 ótimos resultados artísticos diferentes.

Abraços!

Aline Bottcher disse...

Olá Erika. Eu não poderia discordar mais! É um absurdo louvar a iniciativa de se pegar uma imagem de outra pessoa e sair por aí fazendo produtos sem uma autorização, independente do resultado, se ele talhou, pintou, bordou, enfim, usou, não deu o devido crédito e fez como que se a obra fosse de criação dele. Não é. Outra pessoa teve a ação de criá-la. E, como se não bastasse, o segundo absurdo é você dizer que o outro, o ORIGINAL, "SÓ ficou na ilustra", como se isso fosse algum problema. Se ele ficou SÓ na ilustra, é porque ele teve a intenção, além de a "ilustra" ser dele pra fazer ou não fazer o que bem entender. O mínimo que deveria ser feito aqui é dar o crédito, e ainda um pedido de desculpa bem bonitinho, se não tiver a fim de um dia levar um processo bonito por plágio, caso o autor da imagem um dia decida por isso. o que, convenhamos, ele teria todo o direito.

Aline Bottcher disse...

Ah, só colocando um agravante: ele tá ganhando dinheiro em cima de propriedade intelectual alheia. o verdadeiro autor, Thiago Luporini, não ganhou 1 real. Desde quando isso é justo?

Bruno Silva disse...

Criatividade meu ovo. É a sem-vergonhisse pura, mais brasileira (infelizmente) impossível. Lamentável.