terça-feira, 30 de setembro de 2008

Uma parada para o nossos comerciais...


Pessoal,

Como vocês já puderam perceber, o collecta estacionou, pois estamos com muito trabalho. E como não queremos postar qualquer coisa, afinal sempre que possível fazemos uma boa pesquisa sobre o que postar, demos esse paradinha de uns dias até normalizar a nossa rotina de trabalho.

Mas continuem com a gente. Em breve, voltaremos com as boas novidades de sempre.

Grande abraço,

Collectas.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

100% Purus


Clique na imagem para ampliar

Belíssimo design da vodka Purus (100% orgânica). De acordo com o designer Jean Scholtes da white space, a forma orgânica da garrafa simboliza as águas puras e cristalinas do Alpes suíços. E realmente a embalagem tem todo um movimento e leveza que agrega força ao produto.
a
Uma perfeita combinação de muita criatividade com muita verba! :-)
aa
imagem: divulgação

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Adidas x arte chinesa


a


a

a

a

a


Delicadas pinturas da artista chinesa Dorothy Tang para a abertura da loja Adidas de Pequim (julho/08). Um descanso em meio a avalanche de bytes e pixels.
a
fotos: divulgação
via:
hypebeast

Caixa de ferramentas


a
a
a
Essa é uma prova de que um material corporativo pode ser sério, elegante e moderno ao mesmo tempo. Belíssmo folder do pessoal da Hyperakt (NY) para a North Star Fund, uma fundação que defende a igualdade, justiça econômica e a paz em Nova York. O trabalho foi todo desenvolvido com base no conceito "Tools for democracy", com composições bacanas em alltype de ferramentas de trabalho, ao começar pela capa, com uma simpática caixa de ferramentas.


a

a

a
imagens: divulgação
via: graphic exchange

domingo, 21 de setembro de 2008

Lego vai à mesa


Aproveitando a funcionalidade das pecinhas de Lego, o designer Joel Hesselgren criou um divertido saleiro-pimenteiro.
a
Sal, pimenta ou os dois juntos? Depende da posição do bloquinho vermelho. Simples assim.
A
imagem: divulgação

Ahhhhhh!!!


"RatGirl" - Nova Orleans (2008)

Pelo inconfundível humor (e traço) de Banksy.

sábado, 20 de setembro de 2008

Blue Catwalk
























Ilustração de Leslie David.


imagem - divulgação

Head Design










Série especial de capacetes HNT, criada pelo designer francês HONET para a linha Pavillon, da marca (igualmente francesa) Ruby. Puro estilo.

foto - divulgação

Hora com estilo


Clique na imagem para ampliar
a

A italiana Alessi está com uma coleção de relógios cheia de estilo, criadas por feras do design como: Ron Arad, Achille Castiglione, Karin Rashid, Stefano Pirovano, entre outros.
a
imagens: divulgação
via:
alessi

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Nova edição da revista abcDesign - evento


Clique na imagem para ampliar
a
A revista abcDesign está comemorando a sua 25ª edição, com um evento bem bacana que vai rolar em Curitiba. Acontecerá no dia 24 de setembro (nessa 4ªf.) uma palestra com o pessoal do estúdio LOBO, uma agência de Sampa que manda muito bem em design e animação (vale uma visita ao site deles)

O melhor é que a palestra é de graça, e os 200 primeiros assinantes que comparecerem ao evento, ganharão sketch books e concorrerão a outros prêmios exclusivos. Quem se tornar assinante na hora também passa a concorrer aos prêmios.
a
Então pra não perder essa, anota aí:

Palestra com Estudio Lobo, de São Paulo e Comemoração da 25ª da abcDesign
Onde:
Auditório da FAE Business School - Curitiba
Quando: 24 de setembro
Horário: 19h30
Entrada: gratuita
a
imagem e fonte: Mariana Di Addario Guimarães - jornalista da revista abcdesign

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O mundo é chinês


Enfim...sem comentários. :)
a
foto: desconhecido
via: swissmiss

Sem chance


Anúncio "Ketchup"
a

A agência de publicidade Saatchi & Saatchi de Nova York, criou essa campanha espertíssima e bem humorada para o sabão em pó Tide. Grand Prix (mais que merecido) em Cannes 2007 na categoria impressos.
a

Anúncio "Mayonnaise"

Clique nas imagens para ampliar.
a
imagens: divulgação

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O que o design digital ainda não faz


a

A edição de outubro da revista Wallpaper (lançada no dia 13 de setembro), traz 16 belas páginas com esculturais cortes de faca. Criação de Zaha Hadid, arquiteta e artista iraquiana, que em 2003 recebeu o prêmio Mies van der Rohe de melhor edifício da Europa. Zaha foi uma dos 3 editores convidados para essa edição da revista.
a
a
a

a
a
A melhor definição é de John L. Walters (editor da revista de design gráfico Eye Magazine): "A impressão em papel ainda reproduz muitas coisas que não podemos criar online, e uma das técnicas mais impressionantes e táteis que um designer de impressos pode oferecer são as formas de um corte especial."
a
Fechadíssimo sr. Walters! Nada substitui um bom impresso, com suas texturas, formas, acabamentos e cores.
a

As 3 capas dessa edição: na sequência, Zaha Hadid, Rei Kawakubo (estilista japonês e fundador da grife Comme des Garçons) e Louise Bourgeois (escultora expressionista francesa)
a
imagens e fonte:
eyeblog (eye magazine) e anamorphosis

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Editorial Collecta - Estamos com a Choque Cultural


Pedimos licença do habitual bom humor do Collecta pra falar de uma coisa bem séria.

Poizé, como muita gente já sabe, a galeria Choque Cultural, assunto de diversos posts daqui do Collecta, foi invadida e depredada no sábado do dia 6 de setembro. Era o último dia da exposição "Pop revisitado".

Como a maioria já viu nas fotos tiradas pelos próprios invasores (que a gente não vai mostrar aqui simplesmente por não querer ligação alguma com o bando), tudo lá dentro foi pixado. Obras do Speto, John Simpson, Gerald Laing. As duas vendedoras da galeria, apavoradas pela invasão repentina e violenta de cerca de 30 pessoas, tiveram inclusive seus celulares roubados. O motivo alegado da invasão é o protesto contra a venda de trabalhos de street art em uma galeria.

Mas, na nossa opinião, o pior veio depois. Começaram a dizer, sem fundamento algum, que a invasão teria sido encomendada pelos próprios donos da galeria, com o objetivo de lucrar com a divulgação do fato.

Antes de continuar, vamos a uma breve história da Choque. A galeria é comandada por Mariana Pabst Martins, Baixo Ribeiro e Eduardo Saretta. Mariana é arquiteta e filha do mestre Aldemir Martins, de quem herdou o gosto pela arte. Baixo é estilista, especializado em skate, rock, graffiti e outros assuntos juvenis. Eduardo é historiador, incentivador da street art e leciona técnicas de impressão. Os três lutam faz tempo pelo reconhecimento da importância da arte urbana, levando-se em conta que mais da metade da população do planeta vive em grandes metrópoles.

Primeiro montaram a Editora Choque Cultural, com edições limitadas, numeradas e assinadas de posters, livros, stickers, brinquedos, etc. Depois, em 2003, veio a galeria, com as paredes sempre pintadas, os preços ao lado das obras em um ambiente diferente, próximo e acolhedor, sem a sizudez da maioria das galerias. E a Choque foi se revelando um centro importantíssimo de arte contemporânea em São Paulo, com cada vez mais repercussão. Com o tempo, tornou-se impossível fazer um passeio na Benedito Calixto (praça próxima à galeria, no bairro de Pinheiros) sem dar uma passada na Choque em seguida.

Como acontece pra qualquer um que abre um negócio próprio, o trampo e os gastos foram grandes. Os proprietários investiram na galeria por três anos, sem retorno financeiro imediato. Só passaram a "operar no azul" em 2007.

Agora me diga, amigo leitor do Collecta: quem em sã consciência encomendaria a depredação do próprio negócio, depois de tanto investimento? Nós sinceramente nunca acreditamos nisso. Ao trauma e a tristeza pós-invasão - como se não fossem suficientes - somaram-se essas acusações absurdas.

Segue agora uma nota de repúdio escrita pelos proprietários:

"No dia seis de Setembro a Galeria Choque Cultural foi invadida e depredada. Várias obras foram danificadas.

Os próprios autores divulgaram imagens da ação e se vangloriam da agressão em sites na internet. Houve uma convocação à violência, à propagação do ódio e à intolerância covarde. Esta autopromoção organizada é uma forma explícita de autoritarismo truculento disfarçado de protesto.

Nós repudiamos qualquer tipo de violência.

Mariana Pabst Martins, Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta"


Saldos da invasão: restauração de algumas obras, troca de molduras de diversas outras, re-pintura do interior do imóvel todo. Ou seja, dá-lhe grana. Mas o que não dá pra "restaurar" tão fácil é o trauma que isso tudo causou na equipe toda de lá, proprietários e funcionários.

Agora, acima de tudo, a discussão é a seguinte: o artista de rua (eu disse o artista, não o fanfarrão) não pode ir pra galeria? Uma galeria de arte não pode representar, divulgar e vender, no país e no exterior, um trabalho de street art? O cara talentoso que pinta muros por aí afora tem que morrer pobre e não merece reconhecimento pelo trabalho?

O Collecta tá com a Choque Cultural. O Collecta tá com os artistas e com a arte contemporânea em geral. E o Collecta tá é bem longe de protestos boçais e violentos.

Rodrigo Disperati e Erika Tani Azuma

Papo sério

Logo mais, ainda nessa segunda-feira, vai rolar um papo sério aqui no Collecta. Como vocês provavelmente sabem, a galeria Choque Cultural foi invadida por pixadores na semana passada, e uma polêmica absurda acabou surgindo pouco depois.

E, ao invés de muita gente (ou mídia) precipitada, nós aqui do Collecta preferimos esperar a poeira baixar pra dar nosso parecer sobre o assunto. Nesse meio-tempo, analisamos o que saiu na mídia, conversamos com fonte segura. E chegamos à conclusão de que o assunto merece não só um post, mas um editorial.

Aguarde.

domingo, 14 de setembro de 2008

Comilão como nós


Só o necessário


a
Esses designers suecos são f***! (só mesmo um bom palavrão para definir a beleza desse trabalho para a empresa japonesa Askul)
a
Bom, no Japão as pilhas são classificadas por números - de 1 a 4. O pessoal da Stockholm Design resolveu seguir a risca a boa e velha escola do "menos é mais" (aliás a própria escola sueca tem essa característica), eliminando qualquer informação desnecessária. Só tipos bem aplicados (genial helvética) e cores bem escolhidas para identificação rápida no produto.
a

a

Preciosidade! Uma página do manual de identidade da Askul.
a
E para aproveitar, entramos no site da Stockholm e encontramos outros materiais desenvolvidos para a Askul. São todos produtos para linha de escritório e escolar também:
a






Embalagens para papéis (clique na imagem para ampliar)
a

Que colas mais estilosas...

a
imagens: divulgação
via: thedieline

sábado, 13 de setembro de 2008

Chá radical


a

a
Inusitada e criativa idéia para os tradicionais saquinhos de chá. Criação da agência TBWA. Grande saída para incentivar a venda de chás para um público mais jovem de um restaurante, já que normalmente a bebida é associada a um público mais velho. Tags de bump-jump, tirolesa, só esportes radicais.
a
É tão simples e eficiente! Aliás, o simples é sempre o maior dos desafios.
a
a
a
imagens: divulgação
via: thedieline

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Maquininhas fantásticas


a

Sopas em latinha...
a

Essas máquinas de bebidas estão espalhadas por cada canto do Japão. São máquinas e máquinas disputando a preferência dos japoneses. Desde o centro de Tokyo, até no interior, em meio a plantações de arroz (essas comprovadas por mim mesma, pois morei no interiorzão do Japão). Suco, refrigerante, energético, cerveja, café (quente ou frio), maravilhas 24 horas a disposição...
a

a

a
imagens: divulgação
via: pingmag

Toys de madeira





a
Esses são literalmente toy art. Esculpidos em vários tipos de madeira maciça pelo artista Mr. Nick. Uma perfeição!



fotos: magic-pony (ótimo site de toy art e afins)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A cor ideal


Clique na imagem para ampliar
a

Escolher cores para casa ou escritório definitamente não é das tarefas mais fáceis...Eis que descobrimos um serviço bacana da Suvinil: o simulador de cores para ambientes. Com ele é possível, através de uma foto de um ambiente (sala, cozinha, quarto, banheiro...), testar virtualmente, sem medo de errar, inúmeras cores e tons nas paredes, inclusive acrescentar alguns objetos decorativos.
a
E o mais bacana é que a Suvinil está dando de brinde uma lata de tinta de teste para as pessoas que utilizarem o simulador, com uma foto do próprio cômodo.
a
Para saber mais sobre essa ferramenta que é uma verdadeira mão na roda, clique aqui.
a
imagem: divulgação
este post é de carater publieditorial

Bearbrick Tokyo Tower


a

Essa é para afficionados por bearbricks. Para comemorar os 50 anos da Tokyo Tower (a maior torre de aço do mundo, com 333m de altura), a Medicom Toy lançou um Bearbrick em edição limitada. O toy transparente permite a visualização da silhueta da Torre em laranja e nas costas o logo desenhado especialmente para o aniversário.
a
imagem: divulgação
via:
the hypebeast

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Novidade - "Super Rods - da imaginação ao papel"


a
Já está a venda nas melhores livarias o novo livro da Infolio Editorial, o "Super Rods - da imaginação ao papel". Este é o primeiro número da Design Collection, uma nova linha da Infolio, que vai tratar de diversos temas relacionados ao universo do design, mas com os mesmos esquemas passo-a-passo já consagrados pela editora.
a
O Super Rods é resultado um exercício de criatividade que foi proposto para designers automotivos das montadoras: Busscar, Fiat, Ford, Genaral Motors e Renault. E os passo-a-passos ficaram a cargo dos autores, Hélio de Queiroz, Arthur Martins - ambos da General Motors, e Rafael Raulino da Busscar.
a
Uma ótima pedida quem quer conhecer mais sobre o universo do design automotivo e para os amantes de carros.
a
Confira no blog da revista abc design os melhores momentos do lançamento que aconteceu na livraria Fnac da Paulista em Sampa.
aa
imagens e release: enviado especialmente pela nossa amiga Mariana Di Addario Guimarães - jornalista da revista
abc design. Valeu Mariana!