sexta-feira, 25 de junho de 2010

Quer ser curador?












O mercado de Arte vive em constante mutação, isso é facilmente perceptível até pra quem não está muito interado no assunto. Novos talentos vão aparecendo, em vários estilos - e vários outros estilos também vão surgindo. Com isso, é natural que surja a necessidade de novos profissionais responsáveis pela concepção, montagem e supervisão de exposições: os curadores.

Rejane Cintrão, curadora, obviamente sabe disso, e idealizou o programa Novos Curadores - uma realização da Expomus, em correalização com o Paço das Artes e patrocinado pelo Banco Santander. Trata-se de uma ação inovadora, de formação de curadores numa plataforma colaborativa, com intuito de dar oportunidades a novos talentos e contribuir para sua formação teórica e prática. O programa abre inscrições gratuitas até 30 de junho de 2010, para interessados de todo o Brasil. Pessoas físicas com idade igual ou acima de 18 anos e residentes no país podem se inscrever. Informações e regulamento estão disponíveis aqui.

A seleção será feita entre os dias 05 e 09 de julho de 2010, por uma comissão julgadora composta pelos três orientadores e pela equipe de coordenação, levando em conta o ineditismo, a criatividade e a qualificação do candidato. Os resultados estarão disponíveis no dia 12 de julho de 2010 no site da Expomus.

Serão escolhidos seis candidatos, que iniciarão o desenvolvimento dos projetos no período de 19 de julho a 18 de outubro de 2010, partindo da conceituação até a seleção das obras, elaboração de textos de apresentação e disposição das obras no espaço expositivo. O processo se dará por meio de encontros e debates virtuais sob a orientação e interlocução de curadores e designers.

Outra coisa bacana: o público poderá conhecer, no website do projeto, os bastidores da criação e organização de uma exposição de arte, alem de poder comentar e interagir com os candidatos, e contribuir com assuntos para um blog, que trará discussões e informações sobre o mundo das exposições, curadoria e arte contemporânea.

A escolha do vencedor será feita por uma comissão de seleção e pelo público, que poderá votar pelo website do programa, entre 19 e 22 de outubro de 2010. O projeto selecionado será divulgado no dia 27 de outubro de 2010, e - olha que legal - executado no Paço das Artes, com inauguração prevista para o dia 25 de janeiro de 2011.

E aí, acha que dá pra se candidatar? Então clique aqui e vamo que vamo. Boa sorte!


Programa Novos Curadores
Realização: Expomus
Correalização: Paço das Artes
Idealizacão: Rejane Cintrão
Conceituação: Joana Tuttoimondo
Período de inscrição: 07 a 30/06/10
Resultado: 12/07/10
www.expomus.com.br

Nenhum comentário: