terça-feira, 20 de julho de 2010

Novos curadores - os selecionados












Mês passado falamos aqui sobre o programa Novos Curadores, idealizado por Rejane Cintrão (ex-MAM SP), realizado pela Expomus e Paço das Artes, com patrocínio do Banco Santander. Não lembra ou não viu? Clique aqui.

Pois bem, foram selecionados seis candidatos: Daniela dos Passos Miranda Name, Eduardo Bayer Knopman, Érica Rodrigues, Fernanda Cardoso Lopes, Paula Borghi de Mendonça e Renan Lucas Lúcio de Araujo. Foram 65 inscritos, com idades entre 20 e 50 anos, de vários Estados (SP, MG, RJ, PR, RS, SC, BA, PE, CE e DF). As propostas recebidas exploraram questões como corpo, espaço/lugar, brasilidade, novas tecnologias, relações entre arte e narrativa, intersecção entre arte e música ou política, e o questionamento de suportes como pintura, desenho, grafitti, fotografia, vídeo e performance.

Agora esses seis entraram em outra fase (de 19 de julho a 18 de outubro de 2010), onde iniciarão o desenvolvimento dos projetos, partindo da conceituação até a seleção das obras, elaboração de textos de apresentação e disposição das obras no espaço expositivo. O processo ocorrerá por meio de encontros e debates virtuais, sob a orientação e interlocução dos orientadores e designers. E, como nós já dissemos aqui, você vai poder acompanhar boa parte disso através do site www.novoscuradores.com.br (que estará no ar no fim de agosto), conhecendo os bastidores da criação e organização de uma exposição de arte, e também interagindo com os selecionados.

O projeto de exposição final será escolhido por meio da votação do público (pelo site do Programa) e de uma comissão de seleção composta pelos orientadores e pela coordenação do Programa, durante os dias 19 a 22 de outubro de 2010. E será apresentado no Paço das Artes, com inauguração prevista para o dia 25 de janeiro de 2011.

Vamos falando mais por aqui.

Nenhum comentário: