sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Clássico nacional: a poltrona Mole















Em 1955, o arquiteto Sergio Rodrigues inaugurou a Oca, misto de loja e galeria de arte em Ipanema. Lá, vendia alguns móveis de sua autoria, e outros vindos de empresas paulistas.

Em 1957, o fotógrafo Otto Stupakoff lhe pediu uma poltrona onde pudesse se esparramar como um sultão. E assim Sergio criou a Mole. Com estrutura de jacarandá, percintas de couro e fartos almofadões. Mas o resultado saiu caro demais, e Otto desistiu da compra.




















A poltrona ficou amargando quase um ano dentro da loja, até que começou, aos poucos, a vender. A coisa começaria a virar quando o governador Carlos Lacerda sugeriu que Sergio inscrevesse a Mole no Concurso internacional do Móvel, em Cantu, Itália. Ganhou o primeiro prêmio entre 438 candidatos. E também o convite da empresa italiana Isa de fabricá-la na Europa (com o nome de Sheriff).

Hoje a poltrona Mole tem status de clássico internacional, fazendo parte, por exemplo, do acervo fixo do MoMA (Museum of Modern Art, New York).
















Sergio Rodrigues esparrama-se em sua criação.



fotos - divulgação

fonte - Design Brasil Volume 2 - Editora Abril

Ouvindo "I Feel For You", da diva Chaka Khan. Um clássico por 4 motivos: tem a voz única de Chaka; é de autoria do Prince; foi um dos primeiros sons que misturaram rap com soul (Grandmaster Melle Mel); tem o Stevie Wonder tocando sua harmônica. Quer mais?

Nenhum comentário: