"Alka Seltzer" - 1966
Art Institute of Chicago
Art Institute of Chicago
Na vanguarda do movimento da Pop Art, ao lado de Andy Warhol, Roy Lichtenstein (1923-1997) foi fascinado e inspirado pela linguagem e pela imagem dos quadrinhos .
Em seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características das histórias em quadrinhos e dos anúncios comerciais, e reproduziu a mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou, por exemplo, uma técnica pontilhista para simular os pontos reticulados das imprssões. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.
Seu interesse pelas histórias em quadrinhos como tema artístico começou provavelmente com uma pintura do camundongo Mickey, que realizou em 1961 para os filhos.
"Stepping Out" - 1978
Metropolitan Museum of Art
O pintor cubista Pablo Picasso foi forte influência no trabalho de Lichtenstein.
a
Metropolitan Museum of Art
O pintor cubista Pablo Picasso foi forte influência no trabalho de Lichtenstein.
a
O fordismo, que instaurou a Era do Automóvel, trouxe em sua esteira o mercado de massa: geladeiras, lavadoras, telefones, “plásticos”, náilon, televisão, radar, transistor, comida industrializada, disco de vinil: a pesquisa científica se traduzia em aplicações tecnológicas ao alcance de todos, através das estratégias de marketing e economia de escala, e Lichtenstein colocou na parede das residências e museus todos esses produtos do saber. Os americanos sonhavam com uma residência moderna, onde tudo era plasticamente belo e funcional: gavetas deslizantes, armários embutidos, copos, jarras, comida congelada e pré-fabricada, hambúrgueres e naves espaciais.
"Baked Potato"- 1962
Kunsthaus Zürich
O objetivo de Lichtenstein foi oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstração.
a
Kunsthaus Zürich
O objetivo de Lichtenstein foi oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstração.
a
Na ação violenta e no amor sentimental das HQs que pintou, Lichtenstein retratou boa parte do século XX, passando pelas imagens de latas de refrigerantes e aviões. Suas obras revelam o mundo que sobreviveu ao sonho enlouquecido de Hitler e que, assustado com a posterior destruição das Torres Gêmeas pelo terrorismo difuso e raivoso, percebeu que a história ainda não havia acabado para todos.
2 comentários:
...e finalmente falamos de Lichtenstein! Muuuuito bom.
"The Crying Girl" = minha obra de arte favorita de todos os tempos!
Postar um comentário