domingo, 21 de outubro de 2007

Discoteca Básica - parte 1

Olha aí, algumas dicas de discos essencias pra sua coleção. São pérolas que fizeram história no mundo da música. Se o collecta tivesse som, com certeza estariam rolando...


...The Beatles - "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" (1967)
Sgt. Pepper´s trouxe uma coleção de sons absolutamente inédita, revolucionária, criada pelo grupo pop mais famoso do mundo. Nunca se ouvira (ou se imaginara) coisa parecida: rock´n´roll misturado com canções satíricas usadas em comédias teatrais ligeiras, ragas indianas misturadas com cravos renascentistas, atmosferas psicodélicas combinadas com climas circenses. A obra-prima de Sgt. Pepper´s foi uma das últimas verdadeiras parcerias de Lennon e McCartney, "A Day In The Life". Nessa música, os Beatles queriam ser sérios. John pediu ao produtor um "som que crescesse do nada e chegasse até o fim do mundo". Martin trouxe uma orquesta de 41 músicos (!). O resultado estrondoso foi comparado por um crítico ao "som de um sarcófago sendo fechado".


...Marvin Gaye - "What´s Going On" (1971)
Marvin Gaye atravessou a década de 60 como um curinga no celeiro/ linha de montagem da Motown - além de gravar como cantor, participava como compositor, arranjador e instrumentista. Todos os contratados da gravadora tinham se de encaixar no rígido molde pop ditado e concebido por Berry Gordy Jr. Do repertório ao visual, passando por aulas de dicção e "boas maneiras" (que péssimo), todas as "arestas" da negritude eram aparadas em nome de um romantismo platônico e doce (quem viu o musical "Dreamgirls" sabe disso). What´s Going On, foi a primeira batalha ganha na guerra contra Gordy, que não queria lançar o disco (que cara mais retardado...). Marvin ameaçou não registrar mais uma nota pela gravadora (que medo!) e fez pé firme. Acabou ganhando e estourando a banca. Três das canções - a faixa título, mais "Mercy, Mercy Me" e "Inner City Blues" - viraram hit singles e, até hoje, as vendas dos disco somam milhões de cópias.


...Michael Jackson - Off The Wall (1979)
Michael Jackson lançou aqui um novo conceito de pop (bons tempos...). Ele aperfeiçoou tudo em 1982, com Thriller (o disco mais vendido da história), mas a semente já estava em seu álbum anterior, no qual ele se apresentava como um artista que compunha, dançava, atuava em clipes superproduzidos e lançava discos cheios de hits. Paul McCartney e Stevie Wonder contribuíram com duas baladas ("Girlfriend " e "I Can´t Help It", respectivamente). Michael co-produziu 3 das faixas: a irresistível "Don´t Stop 'Til You Get Enough, "Working Day And Night" e "Get On The Floor". "Rock With You" entra na lista de melhores singles de todos os tempos pela virada de bateria que abre a faixa, pelo uso dos violinos, e pelo fato de que, quando você acha que já sabe como é a melodia, ela toma um novo rumo, mais cool, e arremata com um belo solo de teclado.

que trio platinado...mas não para por aqui, ainda tem muita música na Discoteca Básica do collecta...

imagens: divulgação
fonte: Discoteca Básica 100 CD´s que você precisa ter em sua coleção - da ShowBizz - atual Bizz. (faz um tempinho hein...)

3 comentários:

Rodrigo Disperati disse...

Muuuuuuuito bom!!!

Erika Tani Azuma disse...

é... às vezes eu mesma fico na dúvida se sou eu ou você, quem está escrevendo o post! rs...

Erika Tani Azuma disse...

Dreamgirls! Bem lembrado Ro!