segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O mundo do Jazz



Taí uma boa dica para quem está a fim de conhecer mais sobre o mundo jazzístico (eu inclusa). A Folha de São Paulo, lança no próximo domingo (30/09) a Coleção Clássicos do Jazz. É uma coletânea de 20 livros-CDs que terá um pouco sobre as histórias, as músicas, as curiosidadades de 20 grandes nomes do jazz. Vem em livretos, tipo brochura e sem contar o CD em forma de um mini-vinil (que boa idéia essa, como ninguém pensou nisso antes???)

É bacana conhecer mais a história desse ritmo que, com certeza é base para muitas vertentes rítmicas que conhecemos e curtimos hoje em dia, como por exemplo o Acid Jazz (uma combinação de jazz + soul music + funk) - acho que é o ritmo oficial do Collecta, não é mesmo Rodrigo? (veja o post sobre o Incognito e você entenderá o porquê)

Nessa primeira semana tem Nat King Cole (como esquecer da ultra-romântica "Unforgettable"?) e o predileto da casa, Herbie Hancock...não reconhece pelo nome? humm... lembra daquele hit que estourou nos anos 90 "Cantaloop" da banda de acid jazz US3, que tinha o famoso trompetinho acompanhado do piano? Pois a base original desta música é "Cantaloop Island", de Hancock, um cara de personalidade camaleônica, realizando fusões de jazz com rock, funk, gospel, pop e até MPB.

Bom, depois tem um pessoal meio fraco de balanço (rs...) como: Louis Armstrong, Ella Fitzgerald (a rainha!), Chet Baker, Miles Davis, Billie Holiday (a voz), John Coltrane...

Para saber mais sobre essa coleção, clique aqui

fotos: divulgação
fonte: Folha de São Paulo

4 comentários:

Erika Tani Azuma disse...

finalmente consegui falar de música...rs...

Rodrigo Disperati disse...

Aêêêê!!!
Tô alucinado esperando esses 2 cd´s...

Unknown disse...

se cuida Nelson Mota!

Erika Tani Azuma disse...

Valeu Lu!!! Ah, e com assessoria direta de Rodrigo Disperati para assuntos musicais! :)