"Number 8", 1949 (detalhe)
Polêmico, irrequieto, perturbador, diferente... São apenas algumas qualidades que se pode atribuir a Jackson Pollock, expressionista abstrato americano, cuja vida tumultuada, acabou marcando profundamente a história da arte moderna.
O método do artista de pintar caminhando ao redor da tela e mesmo sobre ela ficou conhecida como "Action Painting*". Os gestos dramáticos no ato de usar as tintas, o abandono dos tradicionais cavaletes, foram atitudes revolucionárias para o período (final da década de 40, começo dos 50). O artista era fã incondicional de jazz – uma das poucas coisas que o fazia sorrir. Atualmente é consagrado como o líder de uma geração que colocou Nova York à frente dos movimentos vanguardistas.
Suas obras de imediato, transmitem um caos incompreensível, mas ao treinarmos o olhar, começamos a descobrir toda sua intensidade, dramaticidade e beleza em estado bruto.
Características principais:
· Compreensão da pintura como meio de emoções intensas.
· Execução cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo.
· Destruição dos meios tradicionais de execução - pincéis, trincha, espátulas, etc.
· Técnica: pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído.
3 comentários:
Que orgulho. É o que eu posso dizer.
Ah, elogio do marido não vale! rs...Também tô orgulhosa do nosso filhote! Ele tá ficando tão lindo! rs...
bonito....thank u for putting and sharing Pollocks action paintings....lovely...and ur blog too has nice stuffs....
abracossss
Postar um comentário